Brazil Greece

»

»

Las Vegas Romana? Conheça esse museu subaquático gigante

Confira essa preciosidade!
| Em 14/01/2025 às 12:35
Freepik.

Você sabe onde fica o maior museu subaquático? Bem, na costa oeste do Golfo de Puteoli, na Campânia, Itália, encontra-se o intrigante sítio arqueológico da antiga cidade de Baia. Segundo a tradição, Baia recebeu seu nome após Baios, o timoneiro de herói lendário grego, Ulisses, famoso como Odisseu. No entanto, durante a era de Roma, tornou-se uma cidade muito importante pelo Imperio Romano. Hoje é uma cidade submersa na costa oeste do Golfo de Puteoli (Pozzuoli), a 16 km a oeste de Nápoles e a 4 km de Cuma, da qual era dependente.

Baia: a Las Vegas do Império Romano

A cidade romana de Baia, construída sobre solo vulcânico, era o grande resort luxuoso do mundo antigo e foi apelidada de “Las Vegas do Império Romano”. Além disso, o clima ameno, as fontes termais e a vegetação luxuriante de Baia tornaram-na um resort popular durante os últimos anos da República Romana. Na época, era conhecida como Campos Flegreos, nome derivado das caldeiras na região.

Muitas personalidades romanas proeminentes frequentavam o local, como Pompeu, Caio Mário, Cícero e o Imperador Romano Septímio Severo. Outros destacados romanos também possuíam vilas ali, incluindo Júlio César, bem como os imperadores Nero e Adriano.

No entanto, agora, o que outrora foi um centro de entretenimento, escândalo e decadência é nada mais do que um monte de ruínas submersas no Golfo de Nápoles.

Leia mais: Newfoundland e Labrador: veja como conhecer um iceberg incrível

O declínio e a queda de Baia

Contudo, o esplendor de Baia não resistiu aos eventos históricos. Devastada por invasores muçulmanos no século VIII d.C., a cidade começou a decair. A malária, que se espalhou pela região, levou ao completo abandono de Baia em 1500. O que outrora foi um destino de hedonismo e opulência agora repousa sob as águas do Golfo de Nápoles.

A descoberta subaquática: um museu sob as ondas

Na década de 1960, arqueólogos iniciaram uma jornada para revelar os segredos escondidos de Baia. Entre as luxuosas vilas submersas, surgiram mosaicos e estátuas preservados pela areia e fauna marinha. O local, agora conhecido como o maior museu subaquático do mundo, oferece aos visitantes uma visão única da riqueza cultural que existiu sob as ondas.

Como as mudanças climáticas afetaram a descoberta da cidade submersa?

Esquecidos por anos e sepultados sob as ondas, os primeiros vestígios da cidade romana foram descobertos no final da década de 1960. A areia e a fauna marinha os preservaram, seja mosaicos ou estátuas. No entanto, as mudanças climáticas afetaram as condições.

Um verdadeiro fator de mudança que observamos, talvez devido às mudanças climáticas, é o desaparecimento da posidônia. A Posidonia refere-se a um gênero de plantas aquáticas marinhas. Havia grandes prados de posidônia em lugares específicos de Baia, que cobriam áreas inteiras da cidade submersa. As descobertas mais recentes estão exatamente onde a posidônia desapareceu”.

Leia mais: Gringo revela qual é a praia do Brasil que parece a Grécia

O parque subaquático e o olhar imponente do Vesúvio

Assim, hoje, o parque subaquático de Baia é uma das principais atrações nos Campos Flegreos. Os visitantes mergulham nas águas do Golfo de Nápoles para testemunhar as ruínas de Baia preservadas sob o olhar imponente do Vesúvio. Estátuas, mosaicos e os vestígios de um império perdido contam a história de uma cidade que já foi o epítome do luxo e prazer na Roma Antiga.

No entanto, as estátuas que vemos agora são réplicas, pois os italianos transferem as originais para o museu. O parque subaquático tornou-se uma das principais atrações do sítio arqueológico dos Campos Flegreos, onde se pode ver as ruínas de Baia preservadas sob as águas, sob o olhar imponente do Vesúvio.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

Em uma região que já foi sinônimo de progresso, cultura de bairro e promissora expansão urbana no Rio de Janeiro, hoje predominam imóveis fechados, ruas silenciosas e um sentimento de abandono. A Zona da Leopoldina, que compreende 13 bairros na Zona Norte da capital...

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Nos últimos dias, a atenção de cientistas e observadores do espaço se voltou para uma formação incomum no Sol: um buraco coronal gigantesco, com cerca de 300 mil quilômetros de extensão, captado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA entre os dias 8 e 11 de...

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

0 comentários