Brazil Greece

»

»

5 britânicas são presas na Grécia por pole dance; veja o que aconteceu

| Em 28/05/2025 às 07:02
Entenda por que essas mulheres foram presas na Grécia.

Cinco mulheres que apareceram em um vídeo dançando pole dancing nos Antigos Palácios de Corfu foram presas em flagrante. Segundo o canal estatal da Grécia, ERTnews, essas mulheres são acusadas de violação da lei de proteção arqueológica e degradação do ambiente do local.

As mesmas informações indicam que elas disseram às autoridades que não haviam percebido a gravidade de seu ato, classificando como “infeliz” a sua escolha.

De acordo com a reportagem, por trás da sessão de fotos nos palácios de Corfu que provocou uma onda de reações está uma escola de pole dancing sediada no Reino Unido.

Trata-se de uma escola que, todos os anos, nas duas últimas semanas de maio, organiza um pacote de férias com seminários intensivos de pole dancing em Corfu.

No próprio site da escola, é mencionado que as fotos da sessão profissional podem ser usadas para enriquecer o portfólio de cada dançarina. O custo de participação pago pelas dançarinas em ascensão era de 42 libras por dia.

Leia mais: Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

O vídeo que gerou reações em Corfu

O vídeo provocou reações por parte de moradores e entidades locais. Por sua parte, a prefeitura de Corfu e o Museu de Arte Asiática da ilha apresentaram uma denúncia contra todos os responsáveis pela sessão de fotos.

Não é a primeira vez que turistas são presos em outro país por violarem um sítio arqueológico.

Algumas palavras sobre o local arqueológico onde ocorreu a infração

O Palácio de São Miguel e São Jorge está localizado no coração da cidade velha de Corfu, ao lado da Praça Spianada. Foi construído entre 1819 e 1824, durante o domínio britânico, pelo alto-comissário Sir Thomas Maitland, e servia como residência dos comissários britânicos e sede da Ordem de São Miguel e São Jorge.

Este palácio possui uma imponente arquitetura georgiana, com colunas dóricas e características britânicas. Atualmente, abriga o Museu de Arte Asiática, o único do tipo na Grécia, com coleções raras da China, Japão, Índia e outros países asiáticos.

Leia mais: É seguro voar do Brasil para a Grécia? Veja o plano dos pilotos em emergências

A história de Corfu

Corfu, uma das ilhas mais conhecidas do Mar Jônico, tem uma longa e turbulenta história que começa na Antiguidade. Foi colonizada em 734 a.C. por coríntios e evoluiu para uma potência naval, enquanto seu conflito com Corinto contribuiu para o início da Guerra do Peloponeso.

Durante os períodos romano e bizantino, foi um ponto comercial e estratégico importante, enquanto na mitologia está associada à história de Ulisses e dos Feácios.

Do século XII até o século XVIII, passou pelas mãos dos normandos, angevinos e, finalmente, da República de Veneza (1386–1797), que deixou uma marca indelével com a fortificação da cidade e o florescimento das artes.

Seguiram-se os franceses, os russos e os britânicos, com Corfu tornando-se capital do Estado Unido das Ilhas Jônicas (1815–1864), até se unir definitivamente à Grécia em 1864.

Durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu danos, mas hoje permanece um centro cultural e turístico importante, com fortes influências venezianas, francesas e britânicas. A Cidade Velha foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com atrações como o Forte Antigo e o Forte Novo, o Palácio Achilleion, a ilha Pontikonisi e a Praça Spianada, Corfu mantém inalterada sua identidade única.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: Grécia

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários