Quantas vezes você já foi comprar uma melancia inteira no supermercado e, quando abriu em casa, não era nada do que esperava? Mas não se preocupe, porque hoje vou te mostrar como escolher a melancia mais saborosa! Escolher a melhor melancia é muito mais simples do que imaginamos, e os passos são super fáceis.
Talvez você já tenha visto dezenas de artigos sobre isso, mas eu garanto que, depois deste texto, você vai se tornar um especialista na escolha da melancia. Por que tenho tanta certeza? Porque já testei todas as dicas abaixo e finalmente consegui escolher a melancia perfeita.
Claro, você pode me dizer que isso depende do gosto de cada um! No entanto, não é bem assim, porque a melancia é boa quando não está com a polpa esponjosa (muito madura), quando não está muito vermelha (pois geralmente não será tão doce) e quando, às vezes, ao abri-la, percebemos que já está estragada.
Não vou mentir… já escolhi melancias cortadas que tinham todas as características de uma melancia teoricamente boa, mas no fim não eram como eu esperava, pois ficam expostas por muito tempo e acabam estragando. Por isso, hoje sempre escolho a melancia inteira, especialmente quando está com um bom preço!
Leia mais: Grego ensina a fazer berinjelas assadas deliciosas, prato típico da Grécia
Vamos ver então como saber se a melancia é boa!
Nem sempre a melancia que parece mais bonita, é a melhor do mercado. Foto: Freepik.
Para escolher a melancia certa, siga estes passos:
1. Procure uma melancia que seja pesada para o tamanho dela
Não importa se a melancia que você escolher é grande ou pequena, ela precisa ser pesada para o tamanho que tem, mesmo que não exista um “número mágico” de peso. As melancias maduras e suculentas são aquelas que contêm mais água, por isso pesam mais.
2. Ela deve ter cor verde-escura e formato simétrico
A casca deve ter um tom verde-escuro profundo, sem muito brilho, mostrando que amadureceu sob o sol. O formato ideal é simétrico, seja redondo ou levemente oval, sem amassados ou saliências que indiquem crescimento irregular.
3. Certifique-se de que o cabinho esteja seco
Para garantir que a melancia foi colhida recentemente e que não ficou dias no depósito do fornecedor ou produtor, o cabinho deve ser verde e não seco.
4. A parte que fica apoiada no chão, ou na base da estante, deve ser amarela
Vire a melancia e procure a mancha onde ela tocava o solo. Ela deve ter um tom amarelado. Se a mancha for branca ou verde, significa que a melancia foi colhida antes de amadurecer, então evite essa.
5. A casca deve ser lisa e firme
Se a casca tiver batidas, rachaduras ou estiver mole em alguns pontos, é sinal de que a melancia está muito madura ou já começou a estragar.
Leia mais: Pessoas correm para a Starbucks e Mc Donald’s por causa de abóbora
6. Procure por “teias” marrons ou douradas
Essas marcas indicam que as abelhas visitaram bastante a fruta, o que geralmente significa mais doçura.
Se seguir esses passos simples, garanto que a melancia que você escolher será perfeita. Você também pode dar leves batidas na fruta e, se emitir um som oco e profundo, é um bom sinal.
No entanto, é preciso experiência para identificar pelo som, então, siga os passos acima e certamente terá sucesso na escolha.
Quanto à melancia cortada que vendem nos supermercados, certifique-se de que está fresca. Já aconteceu comigo de comprar uma melancia vermelha e doce, mas que estragou depois de poucas horas em um clima quente, pois não estava realmente fresca.
Por isso, de agora em diante, o melhor é escolher uma melancia inteira, já que você agora sabe exatamente como selecionar a melhor melancia.
0 comentários