Brazil Greece

»

»

Se fosse brasileiro, iria para um desses 5 lugares em setembro’, diz grego

| Em 04/09/2025 às 20:28
Saiba quais ilhas gregas visitar em setembro. Imagem: brazilgreece.

Muitas pessoas me perguntam se vale a pena viajar para a Grécia em setembro para passar férias! Para quem não sabe, o verão na Grécia começa oficialmente em junho e termina no final de agosto. Esse período é considerado a alta temporada, pois é quando o turismo na Grécia atinge o pico.

No entanto, nos últimos anos, a temporada se estende até setembro, quando as temperaturas na Grécia continuam altas, fazendo com que muitos turistas visitem as ilhas gregas para nadar nas águas cristalinas do Mediterrâneo e aproveitar o famoso “verão grego”.

Especificamente, de meados de setembro até o início de outubro, há bastante movimento nos melhores destinos gregos, mas não tanto quanto o superlotado período de julho e agosto. Os preços caem um pouco e há disponibilidade de acomodações em todos os lugares. Hoje vou revelar os melhores destinos na Grécia para o mês de setembro.

Salônica

Thessaloniki,

Thessaloniki, também conhecida como Salônica. Imagem: brazilgreece.

Pode ser que você não esperasse por uma cidade na lista, mas neste caso estamos falando de Salônica, uma cidade portuária, próxima a regiões com praias incríveis, como a Península de Calcídica. Além disso, a cidade começa a ganhar vida novamente com o retorno dos estudantes universitários, que aproveitam antes do início das aulas.

As temperaturas em setembro em Salônica variam entre 17 °C e 28 °C, com uma média de cerca de 21 °C. O mar, que mantém a temperatura em torno de 24 °C, é ideal para banho, e os dias são ensolarados, com cerca de 10 horas de sol por dia.

Em setembro, Salônica se anima com muitos eventos e festivais. De 6 a 14 de setembro, a Feira Internacional de Salônica (ΔΕΘ) recebe exposições, atividades culturais e shows, atraindo mais de 250.000 visitantes.

Segue-se o Street Mode Festival (12–14 de setembro), um dos maiores festivais de cultura de rua na Grécia, com música, arte e esportes.

De 24 a 28 de setembro ocorre o Reworks Festival, festival internacional de música eletrônica e cultura, com participação de artistas do mundo todo, enquanto de 26 a 28 de setembro a cidade recebe o Agua Salsa Festival, dedicado à música e dança latina, com workshops e festas.

Se você não é fã da cidade, ao redor há pequenas vilas e localidades como Peraia e Nea Michaniona, onde é possível nadar nas praias e depois se divertir nos bares locais com vista para o Mar Egeu e, ao fundo, o majestoso Monte Olimpo.

Para quem gosta de história e cultura, Salônica também é um excelente ponto de partida. A uma curta distância estão Pella e Vergina, cidades históricas onde floresceu a cultura macedônica. Lá você encontrará sítios arqueológicos únicos, como palácios e túmulos reais, que transportam o visitante a outra época, revivendo a glória de Alexandre, o Grande, e de seus antepassados.

Leia mais: Nesta cidade, quase todo mundo vive embaixo da terra; confira

Nauplia

Náuplia.

Náuplia.

Embora não seja tão conhecida no exterior quanto Atenas, Nauplia já foi a capital do recém-criado Estado grego após a vitória dos gregos sobre o Império Otomano.

Portanto, é fácil entender a importância histórica da cidade. Segundo a mitologia, foi fundada por Nauplio, filho de Poseidon e da danaide Amimone.

Sua história cultural começa na pré-história, passando pela Expedição dos Argonautas e pela Guerra de Troia, declinando na época romana e se recuperando no período bizantino; franceses, venezianos e turcos deixaram suas marcas na cidade. Muralhas antigas, castelos medievais, monumentos, fontes otomanas e edifícios venezianos e neoclássicos transportam você por essa cidade histórica.

Setembro é ideal para visitar Nauplia, com clima ameno, menos turistas e um rico programa cultural. As temperaturas variam entre 18 °C e 28 °C, oferecendo condições confortáveis para passeios pelas ruas pitorescas e visitas a atrações como Palamidi e Bourtzi.

Além disso, em setembro acontecem importantes festivais. O Great Days of Nemea (5–7 de setembro) celebra a tradição do vinho com degustações e eventos. Em 8 de setembro, a Festa da Panagia Karathona atrai fiéis e visitantes com cerimônias religiosas e tradições locais.

Para os amantes da música, em setembro há concertos e festivais de música clássica em locais históricos da cidade. Também continua até 12 de setembro o programa de cinema de verão Fougaro Summer Cinema.

Se você quer aproveitar Nauplia com tranquilidade, sem a multidão do verão, setembro é a melhor escolha.

Leia mais: O que aconteceu em Mykonos? Influenciador quebra o silêncio após tragédia

Chania (Creta)

Chania Creta.

Chania. Fonte: Freepik.

Se você planeja viajar em setembro, não há dúvida de que Chania é um dos lugares mais ideais para essa época. Por quê?

Embora setembro ainda faça parte da temporada turística, as grandes multidões de julho e agosto já foram embora, tornando tudo mais fácil para moradores e turistas.

O clima permanece quente, mas sem o calor sufocante do verão, o mar é perfeito para banho, e praias famosas como Elafonissi, Balos e Falassarna estão mais tranquilas e agradáveis.

Recomenda-se ficar na cidade ou perto dela para aproveitar as caminhadas noturnas na Cidade Velha Medieval e no Porto Veneziano.

Na cidade, vale a pena passear pelas ruas da antiga cidade e pelo porto veneziano com o farol ao pôr do sol, enquanto os mais aventureiros podem fazer trilhas no Desfiladeiro de Samaria ou excursões a vilarejos e à Lagoa Kournas.

Também há vilarejos como Kissamos, Apokoronas e Sfakia, para conhecer a tradição cretense.

E claro, a culinária cretense é imperdível: pratos tradicionais como dakos, kalitsounia, gamopilafo e peixes frescos em tavernas à beira-mar, acompanhados de tsikoudia ou raki com mel.

Muitos visitantes que voltam à Creta preferem viajar nessa época, quando o clima e as condições para nadar são ideais.

Syros

Syros Ilha Grega.

Freepik.

Embora seja a capital das Cíclades, Syros difere da imagem estereotipada das ilhas brancas com cúpulas azuis, como Mykonos e Santorini.

A ilha lembra mais um destino italiano do que grego, devido à influência da Dominação Veneziana e da presença europeia, que moldaram tanto a arquitetura da ilha – especialmente os edifícios neoclássicos em Ermoupoli, quanto a religião, pois a ilha abriga tanto igrejas ortodoxas quanto muitas igrejas católicas.

Apesar de receber turistas principalmente no verão, Syros floresce o ano inteiro. Pequena, bonita e facilmente acessível a partir de Atenas, é o destino perfeito para quem planeja viajar para a Grécia em setembro.

Embora a ilha tenha muitas praias com restaurantes e bares, o que mais encanta são as ruas estreitas de Ermoupoli, combinadas com edifícios neoclássicos do século XIX, criando cenários únicos. Os grandes templos católicos e a vista da Áno Syros roubam a cena.

No coração de Ermoupoli está a impressionante Praça Miaouli com o imponente edifício neoclássico da prefeitura, enquanto o histórico Teatro Apolo lembra a Scala de Milão e recebe apresentações durante o ano inteiro. O bairro de Vaporia, com ruas de mármore e mansões, emana uma atmosfera aristocrática, e na Áno Syros destacam-se a igreja católica de Agios Georgios e o Castelo do século XIII, oferecendo vistas deslumbrantes do Egeu.

Em Ermoupoli também se destacam a igreja ortodoxa de Agios Nikolaos e a igreja à beira-mar de Agios Stefanos, em Galissas, construída em uma caverna e impressionando os visitantes. Para momentos de relaxamento, as praias Galissas, Kini e Delfini oferecem águas limpas e ambiente pitoresco, enquanto o Museu Arqueológico e o Museu Industrial de Ermoupoli proporcionam uma visão completa da história e da herança cultural de Syros.

Setembro em Syros é repleto de eventos culturais que destacam a rica herança da ilha e a criatividade contemporânea.

Corfu (Kerkyra)

A beleza especial do Canal d’Amour em Corfu, na aldeia de Sidari

Setembro é um bom mês para aproveitar tanto as praias quanto os pontos turísticos de Corfu, já que o calor diminui um pouco. No entanto, isso não é ideal para quem quer nadar, pois as águas do Mar Jônico já estão mais frias. Ainda assim, com o calor do dia, há maneiras de se refrescar.

Outro ponto positivo é o fácil acesso a partir da Grécia continental, tornando Corfu adequada para todos os tipos de viajantes: famílias, casais e grupos de amigos.

A cidade é uma das mais belas do país, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e esconde dezenas de tesouros, como o Castelo Antigo e Novo, a Praça Spianada, o Palácio de São Miguel e São Jorge e a rua pedonal Liston.

Fora da cidade, há atrações importantes, como Mon Repos, Achilleion, a famosa Ilha do Mouse (Pontikonisi), Angelokastro e a Paleá Perithia.

Quanto às praias, há opções para todos os gostos: de praias de areia, organizadas, a praias desertas. Algumas favoritas são Paleokastritsa, Issos, Agios Georgios Pagon, Canal of Love, Glyfada e Agios Gordios.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Pura sedução! 4 perfumes da O Boticário melhores que os importados

Durante muito tempo, os perfumes importados foram sinônimo de luxo, prestígio e qualidade inquestionável. Grifes internacionais dominaram o imaginário dos consumidores, que associavam nomes franceses e italianos a fragrâncias duradouras e marcantes. No entanto, o...

Panqueca de banana sem glúten, receita de um grego apaixonado pelo Brasil

Panqueca de banana sem glúten, receita de um grego apaixonado pelo Brasil

Quem já trabalhou em confeitarias no coração de Londres sabe o quanto o café da manhã pode ser elevado a um verdadeiro ritual de sabor. Por lá, os sabores clássicos dominam: croissants, muffins e panquecas densas que pedem uma xícara de chá forte. Mas, desde que me...

Supermercado famoso fecha as portas após 30 anos e faz liquidação geral

Supermercado famoso fecha as portas após 30 anos e faz liquidação geral

Após décadas de presença no cotidiano de milhares de brasileiros, uma conhecida rede de supermercados começou a encerrar suas atividades em várias regiões do país. A decisão faz parte da estratégia de expansão do grupo Carrefour, que assumiu o controle da Rede Big no...

Descubra o que setembro reserva para você, segundo a numerologia

Descubra o que setembro reserva para você, segundo a numerologia

O mês de setembro está geralmente relacionado à renovação e mudança de fase, seja por troca de época, por volta das rotinas diárias ou por ansiedade pelo ano que termina. Para o seguidor da numerologia, esse sentimento encontra apoio em uma energia específica: o...

Por que tirar uma selfie no aeroporto pode salvar a sua viagem?

Por que tirar uma selfie no aeroporto pode salvar a sua viagem?

Em tempos de redes sociais, tirar selfies se tornou um hábito quase automático. Mas, além de registrar momentos para compartilhar com amigos e seguidores, essa simples ação pode ter um papel muito mais prático, especialmente para quem vai viajar de avião. Pouca gente...

0 comentários