Certamente, você já ouviu falar sobre a oportunidade de ser um MEI. Mas, será que você sabe o que realmente isso significa e o que pode ganhar com isso? Será que vale a pena ser MEI? Bem, este artigo é justamente para esclarecer as principais dúvidas sobre o MEI, entre elas: como ser e quem pode usufruir dessa modalidade empresarial.
Portanto, se você tem interesse sobre o tema, ou ficou curioso(a) sobre o assunto, não deixe de conferir o texto na íntegra!
O que é e para que serve?
A sigla em questão significa Microempreendedor Individual e essa modalidade é direcionada para pessoas com pouco capital que desejam iniciar um negócio.
Além disso, o Mei serve como uma ferramenta para facilitar as transações e diminuir as burocracias relacionadas ao comércio e pequenos negócios. Ter um MEI é uma forma mais rápida e barata de entrar no mercado. Porém, é importante lembrar que o MEI possui um teto de arrecadação anual. Ou seja, existe uma regulação para que outros empreendedores não tentem se aproveitar dos benefícios do MEI.
LEIA MAIS: Limite De Faturamento Do MEI Irá Mudar Em 2023? Veja As Alterações Previstas!
Quem pode ser MEI?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o MEI, pode estar se perguntando quem pode ter acesso a esse benefício. Bom, para isso é preciso seguir alguns requisitos, como:
- Não ser funcionário público federal;
- Caso seja funcionário público estadual, ou municipal, deverá verificar o regimento estatutário específico;
- Não ter posse ou sociedade outra empresa;
- Não ter nem abrir filial
- Pode contratar no máximo um funcionário que receba até o piso mínimo da categoria ou 1 salário mínimo;
- Faturar no máximo R$81 mil (em 2022).
Além disso, há alguns benefícios que são cancelados quando você vira MEI, para mais informações, você pode conferir no Portal Oficial.
Como abrir um MEI?
Para abrir, é preciso que a pessoa interessada e responsável siga este passo a passo:
- Entre no site oficial Gov.br;
- Faça o login com o seu CPF e senha, caso não tenha, basta fazer o cadastro;
- Na página Portal do Empreendedor encontre a ficha de castro e complete-a;
- Pronto! Agora você só precisa esperar a sua solicitação ser aceita para possuir seu cadastro.
Ao fazer o MEI, é preciso se atentar às taxas cobradas mensal e anualmente para não correr o risco de perder o benefício.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários