Brazil Greece

»

»

12 melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal – e pedir o visto!

| Em 21/12/2022 às 10:22

Brasileiros já podem pedir o visto para procura de trabalho em Portugal, após a sanção e publicação da medida em Diário Oficial. Com isso, o número de solicitações deve disparar e, consequentemente, a procura por oportunidades. Mas, antes de embarcar, quais as melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal? 

A flexibilização das regras tem, como finalidade, abastecer o mercado português com mão de obra. Além disso, ajuda o imigrante a partir para o país de forma legal, facilitando organização dos documentos, abertura de contas e moradia. 

Porém, existem cidades em que as ofertas são maiores que em outras, tanto em postos que exigem menos qualificação quanto aqueles destinados a profissionais graduados. Vem saber quais são! 

Melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal

Em Portugal, o brasileiro tem a opção de residir tanto em cidades maiores, como Lisboa e Porto, quanto no interior. Veja aquelas mais procuradas pelo imigrante no país: 

Leiria

Localizada no centro-oeste, Leiria tem, como principais atividades econômicas, a agricultura e indústria. Embora a oferta no primeiro setor seja sazonal, tem boas oportunidades no segundo setor, especialmente nos moldes (confecção). 

Oeiras

Entre as melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal, no que toca à área de tecnologia. Lá, fica o TagusPark, referência em instituto de ciência e tecnologia no país. Consequentemente, os salários são mais elevados. 

Por outro lado, esse perfil também favorece o surgimento de vagas em outras áreas, como limpeza e serviços.

Sintra

Conhecida pelos palácios, Sintra tem excelentes oportunidades para quem quer atuar no turismo. Por lá, dá para encontrar vagas desde restaurantes até hotéis, passando pela logística no transporte de passageiros. 

LEIA MAIS: Quanto Custa Morar Em Portugal? Veja As 6 Cidades Mais Baratas Do País!

Setúbal

Outra representante das melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal, é forte na indústria pesqueira, que concentra boas oportunidades de emprego. Entretanto, o turismo também desponta como atividade econômica importante, graças à proximidade da Serra da Arrábida. 

Ademais, o imigrante pode buscar trabalho na indústria, inclusive a automotiva. 

Guimarães

Pequena e charmosa, Guimarães também tem castelo e palácio para chamar de seus, além dos muros de uma cidade fortificada. Simpática, tem centro histórico declarado Patrimônio Mundial da Unesco e, segundo consta, foi a primeira cidade portuguesa. 

E onde o brasileiro pode trabalhar por lá? Turismo, indústria e comércio. Oportunidades não vão faltar. 

Coimbra

Sede de uma das universidades mais antigas do mundo, Coimbra também está entre as melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal. A “cidade do conhecimento” tem um ar meio subversivo e é um importante polo educacional. 

Além das oportunidades de estudo na Universidade de Coimbra, a cidade favorece quem quer atuar nas áreas da saúde e tecnologia.   

Braga

Braga já está cheia de brasileiros e não é difícil saber por que. Localizada no norte do país, tem nada menos que 180 mil habitantes, ou seja, não é nenhuma vilinha pacata. Cheia de cultura, atividades políticas e sociais, oferece boas oportunidades em diversas áreas, como: 

 

  • gastronomia 
  • artesanato
  • hotelaria 
  • turismo
  • indústria 
  • engenharia 
  • arquitetura 

 

Sem falar no quanto a cidade é bonita!

Aveiro

A “Veneza Portuguesa” é uma das melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal por diferentes motivos. Primeiro, pela Universidade de Aveiro, com excelentes oportunidades de estudo. 

Segundo, pela forte atividade industrial, bem como turística e ferroviária. E, por fim, por a cidade ser um charme, fácil de se locomover e com custo de vida baixo.  

LEIA MAIS: Partiu Europa! As 12 Melhores Cidades Para Brasileiro Trabalhar Em Portugal!

Algarve

Toda a região do Algarve vem recebendo imigrantes de todos os cantos pelo forte apelo turístico. Por isso, os brasileiros podem facilmente encontrar trabalho em bares, restaurantes e estabelecimentos ligados à hospitalidade. 

Cascais

Pertinho de Lisboa e Sintra, Cascais passou de cidade dormitório para uma área vibrante e atrativa. Por isso, as oportunidades são muitas, desde o turismo até multinacionais. 

Porto

A Cidade Invicta é a segunda maior do país, logo, tem empregos em todas as áreas. Dona de importantes sítios históricos e uma Ribeira à beira do Rio Douro que impressiona, Porto tem oportunidades na infraestrutura, turismo, transporte aéreo, lazer e restauração.

Outra área que se encontra em constante crescimento é o mercado imobiliário. Importante lembrar, ainda, que a cidade tem grandes instituições de ensino, por exemplo, a Universidade do Porto e a Universidade Lusófona. 

Lisboa

Por fim, claro, a capital do país, Lisboa, também está  entre as melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal. Mesmo que o custo de vida seja mais alto, principalmente pelos aluguéis, a cidade concentra várias oportunidades de emprego.  

Lá, estão referências em empresas de comunicação, comércio, indústria e serviços. A metrópole também desponta como fonte de vagas nas áreas da educação e saúde.

Como escolher a cidade para morar em Portugal

Essa escolha vai depender do seu perfil e, também, planejamento. Para ficar mais claro, quem busca oportunidades de emprego especializado vai encontrar nas cidades maiores ou que concentrem polos de tecnologia. 

Ao mesmo tempo em que encontram vagas e salários maiores, também precisa arcar com custo de vida mais alto. Nesse quesito, é bom reforçar que os aluguéis em Portugal não estão baratos, comprometendo uma parte do orçamento. 

Já em cidades menores, a oferta de empregos nas áreas de restauração (restaurante), indústria e construção civil é bem numerosa. Ademais, os alugueis e o custo de vida costuma ser mais baixo.

Logo, ao escolher entre as melhores cidades para brasileiro trabalhar em Portugal, é preciso analisar o que busca e como são suas condições. E, claro, planeje, pois você não está se mudando de casa, mas de país, com outra cultura e modo de vida.  

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros artigos interessantes no site Brazil Greece.

  

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por garantir a segurança de produtos e serviços no Brasil, desempenha um papel crucial na fiscalização da qualidade da água engarrafada. Um caso marcante que exemplifica a importância desse...

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Poucos alimentos são tão universais quanto os ovos. Eles estão presentes na mesa de milhões de pessoas todos os dias, em receitas que vão do café da manhã simples às preparações mais sofisticadas. Do Brasil à Grécia, passando pela Ásia ou pela América do Norte,...

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

A velhice já não é sinônimo de restrições. Hoje, homens e mulheres acima dos 60 anos estão redesenhando a forma de viver essa fase, ampliando horizontes e criando novas versões de si mesmos. No Brasil, são mais de 32 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que...

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A Netflix costuma surpreender ao esconder produções históricas em meio a seu extenso catálogo. Entre elas, uma minissérie lançada em 2019 segue chamando atenção por misturar rigor documental, drama encenado e conteúdo adulto que lhe rendeu a fama de “uma das séries...

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Quando se fala em justiça, é quase automático pensar em tribunais, advogados e, claro, prisões. No entanto, para os gregos da Antiguidade, a ideia de manter alguém encarcerado por longos períodos simplesmente não fazia parte da realidade. Havia espaços para manter...

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Um dos bombons mais conhecidos do Brasil acaba de ganhar uma nova versão que promete chamar atenção nas prateleiras de sorvetes. O Chokito, lançado originalmente nos anos 1970 e famoso por sua mistura de chocolate, flocos de arroz e recheio cremoso, agora está...

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Um projeto desenvolvido na Universidade Carolina, na República Tcheca, vem chamando atenção ao criar programas de inteligência artificial que simulam a forma de pensar de filósofos como Sócrates, Rousseau ou Hannah Arendt. A proposta é ensinar a máquina com textos e...

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Quando se fala em “Londres brasileira”, muitos podem se surpreender ao descobrir que o título pertence a Londrina, cidade localizada no norte do Paraná. Fundada em 1934, a cidade recebeu forte influência inglesa em sua origem, o que explica tanto o apelido quanto...

0 comentários