O pix é uma das possibilidades de transferência de dinheiro mais utilizadas pelos brasileiros, senão a mais usada atualmente. No entanto, alguns enganos podem acontecer no momento de informar os dados do destinatário. Nesse cenário, é importante saber como tentar “cancelar pix” para não perder o dinheiro.
LEIA MAIS: Está sem grana? Veja como fazer PIX no Cartão de Crédito e parcelar em até 12x!
-
É possível cancelar uma transferência via pix?
Depois que o pix é confirmado, não existe nenhuma etapa que pode reverter esse processo. Dessa forma, se você confirmar o envio do valor não tem como voltar atrás. No entanto, em casos de envio de dinheiro para a pessoa errada, por exemplo, é possível entrar em contato com o destinatário numa tentativa de negociação para devolver o dinheiro.
Atualmente, os aplicativos de bancos mais atualizados possibilitaram para os seus clientes a opção de reembolso. Assim, a pessoa para quem você transferiu o valor pode devolver o dinheiro através do próprio aplicativo.
-
Aprimoramento do Banco Central
No entanto, se o seu caso foi um golpe, ou seja, uma pessoa se passou pelo destinatário para receber o dinheiro, o Banco Central atualizou o seu sistema para que casos de fraude ou interrupção das operações sejam evitados.
Nessas situações, os clientes devem registrar um boletim de ocorrência e notificar o banco sobre o que aconteceu por meio de seu departamento de atendimento ao cliente. Caso a fraude seja confirmada, a instituição financeira que recebeu o dinheiro deve devolver o valor ao pagador.
LEIA MAIS: Banco Central anuncia novas regras do PIX para 2023; Veja aqui o que muda!
-
Evite golpes pelo pix
Os golpes pelo pix estão sendo muito comuns atualmente, afinal, a facilidade de transferir dinheiro aflora a criatividade dos golpistas. No entanto, para evitar que isso aconteça, lembre-se sempre de ligar para a pessoa para confirmar que é realmente ela, que receberá o valor. Além disso, observe se os dados do destinatário estão corretos antes de confirmar a transferência.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários