O vinho é uma bebida mágica, as pessoas se sentem realmente mudadas e renovadas após uma boa taça de vinho. No entanto, muitos não conhecem alguns pontos importantes sobre essa bebida, e discutir sobre isso é necessário para aprender a como entender sobre vinhos.
LEIA MAIS: Vinhos Gregos: Descubra As Variedades Mais Antigas Da Europa!
Conheça 5 termos sobre Vinhos para você parecer um sommelier
Seco x Doce
Saber diferenciar um vinho seco de um doce é um dos passos iniciais para quem quer saber um pouco mais sobre vinhos, ou para parecer mais entendido do assunto. O vinho doce, como o próprio nome já diz, é aquele que possui maior índice de açúcar residual, já o vinho seco é o oposto.
A acidez de um vinho
De um modo geral, os vinhos brancos são mais ácidos do que os tintos. Apesar de todos os vinhos serem ácidos, teoricamente falando, alguns podem cair mais na escala de pH do que outros. No entanto, pode ficar tranquila (o), essa acidez não costuma ser muito forte ou prejudicial.
Os vinhos possuem tanino
Você sabe o que é o tanino da uva? É um composto amargo encontrado e pode ressecar os lábios, a língua, e deixar os dentes secos e felpudos. Durante o consumo, a sensação do céu da boca estar travando ao passar a língua é uma das sensações percebidas.
Quanto mais velho, melhor
Os mais novos nunca irão entender isso, mas o vinho mais antigo é mais saboroso e possui mais história. Por isso, é comum as pessoas optarem por um vinho de mais tempo do que o mais recente. Apesar de ser confuso, essa prática percebeu que o vinho antigo possui maior sabor quando comparado com o recém-produzido.
LEIA MAIS: 3 Vinhos bons e baratinhos para tornar o seu dia mais que ESPECIAL!
A respiração do vinho
O processo de respiração suaviza os taninos e permite que os demais sabores e aromas da bebida possam se manifestar com mais propriedade. Para isso, basta balançar a taça, como se algo precisasse ser homogeneizado.
Gostou das dicas para entender mais sobre vinhos Não deixe de conferir outros textos interessantes em BrazilGreece!
0 comentários