Quando a refeição é em família, sempre ouvimos alguém mais velho falar que “não pode colocar os cotovelos na mesa”. No entanto, você já se perguntou o motivo disso? Hoje, vamos entender a história por trás dessa antiga regra de etiqueta que todo mundo já precisou seguir, ou pelo menos tentou.
As regras de etiqueta
A etiqueta é o conjunto de normas consideradas cerimoniais, que indicam a ordem e controlam o comportamento adequado e aceito por determinados grupos sociais. Dessa forma, os mais nobres e educados da sociedade antiga sempre priorizavam essa postura para ter classe e elegância.
Embora existam inúmeras regras de etiqueta, algumas foram perdendo espaço no mundo moderno. No entanto, ainda nos lembramos de algumas delas, mas nem sempre sabemos o motivo de sua existência, como é o caso da proibição de colocar os cotovelos sobre a mesa.
LEIA MAIS: 3 regras básicas de estilo para ser mais elegante em 2023 gastando quase nada
A origem da proibição dos cotovelos na mesa
Para nossa surpresa, o Livro do Eclesiástico, que faz parte do Antigo Testamento na Bíblia, condena esse comportamento. Além disso, em 1530, o filósofo holandês Erasmo destacou essa regra em seu livro “Um Manual de Boas Maneiras para Crianças”.
LEIA MAIS: Para sempre! 5 regras de todo casal feliz para um relacionamento duradouro!
Os motivos de não poder colocar os cotovelos na mesa
Finalmente, qual é o motivo por trás dessa antiga regra de etiqueta? Por que colocar os cotovelos na mesa não é sinônimo de bons modos? Bem, o primeiro motivo é bastante compreensível, já que evitar essa postura ajuda a impedir que pessoas distraídas ou atrapalhadas sofram acidentes e derramem líquidos em suas roupas ou nas roupas de quem está sentado ao seu lado.
Além disso, Jodi RR Smith, presidente da Manner Smith Etiquette Consulting, enfatizou outro motivo que vai além das refeições. Se uma pessoa estiver em uma reunião com clientes sentados ao seu lado, colocar os cotovelos na mesa pode impedir que esses convidados tenham uma conversa direta ou façam contato visual.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários