O Egito antigo, cheio de mistérios e tecnologias ocultas, desperta nossa curiosidade até hoje. No entanto, raramente associamos a habilidade de conservar gelo a essa época e localidade. Por isso, hoje trouxemos para você como conservavam o gelo no Egito antigo.
No Egito antigo, foram desenvolvidas técnicas para a conservação de gelo, mostrando que isso era possível na época
Essa é uma curiosidade que você não pode deixar de descobrir. Confira a seguir.
Onde era armazenado o gelo
No antigo Egito o gelo era obtido de forma manual e não produzido, assim, era ordenado aos escravos que fossem ir retirar manualmente de montanhas congeladas da região.
Os faraós construíram espaços subterrâneos úmidos, que ficavam ao redor do rio Nilo, para que o gelo se mantivesse conservado, podendo ser usado por mais tempo.
Como os Persas faziam e conservavam gelo
Os Persas, que ficavam a 2.500 anos atrás na região onde é atualmente o Irã, descobriram um modo eficiente de produzir e conservar o gelo naturalmente.
Assim, era comum escavar canais que eram preenchidos com água, para que o gelo pudesse ser produzido durante as épocas de frio intenso. Esse gelo era quebrado e transportado posteriormente.
Então, o gelo quebrado era transferido para onde ficavam as construções chamadas de Yakhchal, que tinham uma tecnologia rudimentar que ajudava a manter resfriado por meses até.
LEIA MAIS: 10 Nomes incríveis do Egito Antigo para crianças e a história por trás deles
De que eram feitos os Yakhchal
Os Yakhchal conseguiam manter o gelo resfriado por longos períodos graças às suas paredes espessas de 2 metros, feitas com Sarooj.
Essas construções, com formato cônico e degraus que levavam ao topo, eram especialmente projetadas para esse propósito.
Assim, esse material era como uma argamassa produzida com areia, cinzas de fogueiras e claras de ovos. A mistura ao secar se mantinha rígida e selada, ideal para manter o gelo conservado até nas estações quentes do ano.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários