Apesar de algumas pessoas amarem o frio, existem áreas na Terra onde é quase impossível viver devido às temperaturas extraordinariamente baixas. No entanto, o ser humano ainda é capaz de se adaptar e até mesmo construir cidades nessas regiões, mesmo com todas as adversidades impostas pelo clima.
Por outro lado, algumas delas podem chegar a extremos, com temperaturas próximas a 100 graus negativos. Quer saber onde? Conheça agora!
A Antártica como sinônimo de frio
Bem, não é surpresa para muitos que a região mais fria do planeta está na Antártica, certo? Esse planalto gelado, também conhecido como Dome Fuji, fica localizado próximo à Estação de Pesquisa Concordia, onde as temperaturas podem chegar a menos 98 °C.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores examinaram dados de um satélite sobre uma camada de gelo no planalto.
Segundo o cientista, essas temperaturas extremas ocorrem porque, além de frio, o Polo Sul é extremamente seco e ventoso. Logo, há pouquíssima umidade para reter o calor do ar, o que acaba contribuindo para uma superfície mais gelada.
LEIA MAIS: Aqui se vive em paz! Veja 4 cidades brasileiras para viver tranquilo e feliz
Como os seres humanos vivem no frio?
Apesar de não existirem cidades no Dome Fuji, os seres humanos são capazes de habitar outras regiões extremamente frias, como Oymiakon. A vila no leste da Sibéria é conhecida por ser o local habitado mais frio do planeta. Nos dias mais frios, as temperaturas podem chegar a 71,2 °C negativos.
Já a cidade de Yakutsk, também na Rússia, conta com 250 mil habitantes e suas temperaturas alcançam -62,2 °C. Para lidar com o frio, todos os prédios são adaptados e construídos sobre grandes pilares, as pessoas usam muitas camadas de roupas e até mesmo os carros são deixados ligados na rua. Afinal, se ficarem parados, podem acabar congelando.
Inclusive, até mesmo armações de óculos de metal não são permitidas, visto que podem grudar na pele.
Confira outras notícias semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários