A criação de novas profissões é uma realidade que existe desde sempre e, geralmente, está relacionada ao desenvolvimento técnico-científico e às necessidades locais.
Por exemplo, criou-se a profissão de médico a partir da necessidade de garantir assistência em saúde para pessoas doentes.
O desaparecimento de profissões, por sua vez, pode acontecer quando existe substituição por automação ou tecnologia, ou a partir de profundas mudanças sociais.
Enquanto existem profissões ameaçadas de extinção, essas são as profissões que provavelmente nunca serão substituídas ou extintas.
Profissões que dificilmente serão substituídas
Fonoaudiólogo
O profissional fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamentos de problemas inerentes à saúde vocal e auditiva, na linguagem oral e escrita, na fala, deglutição e funções estomatognáticas ,ou seja, relacionadas à mastigação, sucção, respiração e articulação.
Para isso, é necessário que o profissional acompanhe o paciente e sua evolução ao longo do tempo, criando técnicas especializadas conforme as dificuldades experimentadas para cada paciente.
Nesse sentido, é muito difícil que essa profissão seja substituída, uma vez que envolve criação de técnicas personalizadas para cada paciente (e acompanhamento contínuo).
LEIA MAIS: 8 profissões perfeitas para quem quer trabalhar de casa
Cirurgião-dentista
Se você já precisou fazer um tratamento de canal ou extração de um dente, então você pôde perceber que profissionais dentistas devem ser extremamente sensíveis quanto à sua percepção de dor.
Afinal, nem sempre eles conseguem mensurar o quão doloroso será para os seus pacientes. Dessa maneira, é muito difícil mensurar a quantidade de anestesia necessária e interromper o tratamento caso o paciente tenha dor.
Nutricionista
Por mais que existam tecnologias que permitam a criação de planos alimentares adequados à necessidade de cada paciente, o profissional nutricionista humano ainda precisa fazer exames específicos que robôs geralmente não conseguem desempenhar.
Esses exames clínicos são essenciais para determinar quais as deficiências nutricionais de cada paciente, e como fazer uma dieta que agrade à pessoa.
Músico
A criatividade é essencial no trabalho de um músico, pois eles precisam ser criativos desde o início até o fim do processo. Isso inclui a composição da letra e a adaptação do ritmo de acordo com o público. Embora existam inteligências artificiais capazes de adaptar músicas para diferentes cantores, elas não conseguem substituir a subjetividade humana.
Além disso, o contexto em que uma música está inserida é de extrema importância. Por exemplo, as diversas canções de protesto durante a Ditadura Militar são ainda mais emocionantes porque seus intérpretes eram pessoas que lutavam contra o regime e usavam a arte como forma de resistência.
Gostou de descobrir algumas profissões com dificuldades a ser substituída ou deixar de existir? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários