Embora receba o nome ‘’óleo de banana’’, a substância encontrada na farmácia com esse nome é, na verdade, acetato de amila, um composto químico produzido em laboratório a partir de uma reação entre o ácido acético e o álcool amílico.
Seu nome deriva da coloração amarela e seu odor é característico da banana. Ele pode ser utilizado como aromatizante, solvente de esmaltes e muito mais.
Porém, tem circulado na internet uma nova utilidade para este óleo, dessa vez para automóveis. Descubra agora se realmente é válido utilizar óleo de banana para tirar riscos do carro.
Utilizações usuais do óleo de banana
Existem diversas aplicações para este óleo, em diversas áreas. Destaca-se:
- Produtos cosméticos: Por ser um bom solvente, ele é frequentemente utilizado como removedor de esmalte, sendo uma alternativa à acetona, que costuma desidratar e enfraquecer unhas e cutículas.
- O óleo de banana é menos agressivo, porém, pode exigir mais tempo e esforço para retirar esmaltes, especialmente os de longa duração.Vendido em drogarias, o valor médio do frasco de 90ml costuma ser de R$5.
LEIA MAIS: Piso sempre brilhante: 4 dicas para o piso não ficar fosco após a limpeza
Uso para riscos no carro
A novidade, que impressiona milhares de usuários que viram essa dica em redes sociais, é verdade: de fato o óleo de banana consegue tirar riscos do carro.
No entanto, essa técnica é eficaz para riscos superficiais, uma vez que suas propriedades de solvente volatizam a ‘’tinta’’ do risco, que não está bem fixada à lataria, e não prejudica a tinta original do veículo. O óleo de banana não terá nenhum efeito sobre riscos profundos, áreas descascadas e áreas de forte impacto.
Como aplicar corretamente
Lave a área da lataria e deixe secar naturalmente. Em seguida, coloque algumas gotas de óleo em um pedaço de algodão e aplique suavemente sobre a área riscada, fazendo movimentos circulares leves. Evite aplicar várias vezes no mesmo local para evitar manchas ou danos à pintura original. Após a aplicação do óleo e o desaparecimento da mancha, enxágue com água.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários