Não é novidade para ninguém que a língua portuguesa é uma das mais complexas que existe. Por hora, até os próprios nativos ficam com dúvidas em relação a algumas regras gramaticais.
Isso se deve, principalmente, pelos vários tempos verbais existentes no idioma.
Por isso, as dúvidas em relação à língua portuguesa são muitas. Então, sabendo disso, separamos as mais comuns para você aprender de uma vez por todas. Portanto, confira a seguir!
A língua portuguesa e suas dificuldades gramaticais
Mas ou mais?
Essa dúvida é uma das mais comuns da língua portuguesa. O “mas” é usado como uma conjunção adversativa, transmitindo a ideia de oposição. Exemplo: Mariana não tinha medo, mas era prudente.
Já o “mais” é utilizado para se referir a algo que esteja sendo adicionado, porém, dependendo do contexto, ele assume o papel de conjunção, preposição, pronome indefinido e substantivo. Exemplo: O carro é mais rápido que a bicicleta.
Ao encontro de ou de encontro a?
Quando você deseja se referir a ir em direção a algo, usará “ao encontro de”. Exemplo: As ações do projeto vão ao encontro dos objetivos estabelecidos pela equipe.
No entanto, se a ideia que deseja transmitir for algo relacionado ao sentido contrário à alguma coisa, já irá utilizar “de encontro a”. Exemplos: A proposta apresentada vai de encontro às expectativas do cliente.
LEIA MAIS: Quantos pontos pretos você consegue encontra na imagem? Poucos acertam
Mal ou mau?
Essa dúvida é muito comum e grande maioria das pessoas acabam errando quanto ao uso correto. Porém, entenderemos cada uma delas.
O “mal” se referi a algo que foi feito de forma totalmente errada, e, também, é antônimo de “bem”. Exemplo: João estava se sentindo mal após comer algo estragado.
Já o “mau”, é relacionado a algo que foi feito de má qualidade ou se refere a alguém que exerce maldade. Para ele, podemos atribuir como antônimo de “bom”. Exemplo: O mau comportamento do aluno resultou em consequências disciplinares.
A ou há?
Quando você desejar se referir ao futuro, o certo é utilizar o “a”. Também pode ser usada quando se diz respeito a distâncias. Exemplo: A loja da minha mãe fica a 30 minutos da casa da minha tia.
Já o “há” é utilizado quando você referir ao passado. Exemplo: Mário partiu há uma semana.
LEIA MAIS: Pedra preciosa: você sabe o que são os 4Cs do diamante?
Faz ou fazem?
Por fim, outra dúvida muito comum é sobre o “faz” ou “fazem”.
Bom, o “faz” é a maneira conjugada do verbo e pode ser utilizada de maneira pessoal ou impessoal. Exemplo: Faz muito tempo que não visito meus avós.
Enquanto o “fazer” é utilizado somente como verbo pessoal e se refere a uma ação que envolve duas ou mais pessoas. Exemplo: Eles fazem um ótimo trabalho como voluntários na comunidade.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários