Você já se deparou com a oferta de fazer um cartão de loja ao fazer suas compras? Muitas varejistas, como Magalu e as Casas Bahia, oferecem essa opção aos clientes. Confira os prós e contras e saiba os cuidados para evitar dívidas.
Ter um cartão de loja é uma prática cada vez mais comum
As lojas de varejo vivenciam um aumento significativo no uso de seus cartões de crédito, cada vez mais em circulação. Todos os dias milhares de consumidores aderem ao serviço, que traz muitas vantagens para o bolso.
Além de possibilitar pagamento em várias parcelas, estes cartões proporcionam benefícios adicionais, como reduções no valor da primeira compra, promoções em estabelecimentos parceiros e parcelamento estendido sem os temidos juros.
No entanto, é importante analisar se essas vantagens realmente compensam os possíveis riscos e custos envolvidos, afinal ninguém quer terminar o mês com um saldo devedor.
LEIA MAIS: Caixa Tem libera R$ 1.000 e cartão de crédito para usuários do app; confira
Um serviço fácil de obter, mas difícil de cancelar
Ter um cartão de loja é um processo rápido e simples, realizado tanto nas lojas físicas quanto por meio dos aplicativos ou sites das varejistas.
No entanto, cancelá-lo pode ser mais complexo, especialmente quando é gerenciado por um banco associado à loja.
No caso das Casas Bahia, a administração do cartão é realizada pelo Bradesco, enquanto o da C&A é gerenciado pelo Itaú.
Em casos específicos, o cancelamento só pode ser efetuado diretamente com o banco responsável, o que pode tornar a tarefa complexa.
LEIA MAIS: Os bancos estão mudando o fechamento da sua fatura de forma silenciosa?
Cuidado para não cair em grandes dívidas
Um dos principais perigos associados à posse de cartões de loja é o risco de endividamento. Se a fatura não for paga integralmente, os juros cobrados podem atingir cerca de 450% ao ano, de acordo com dados oficiais.
Além disso, muitos consumidores usam os cartões como uma fonte adicional de renda, realizando compras sem ter a capacidade de arcar com os pagamentos futuros. Outro fator de risco é emprestar o cartão a terceiros e acabar com o nome sujo sem querer.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários