O governo federal implementou o Auxílio Gás visando auxiliar as famílias de baixa renda a adquirir botijões de gás de cozinha. No entanto, no mês de junho, houve uma redução no valor do benefício, e especialistas já preveem possíveis diminuições adicionais no futuro.
Redução no valor do auxílio gás
O Auxílio Gás, conhecido também como Vale Gás, é direcionado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Essa assistência visa atender indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que possuem baixa renda e participam de outros programas de assistência social em âmbito estadual.
LEIA MAIS: Polêmica na cozinha: afinal, posso ou não posso usar a colher de pau?
Quem tem direito?
Para ter direito ao auxílio, é necessário cumprir critérios como ter uma renda familiar limitada, estar inscrito e ativo no Cadastro Único, ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) ou integrar famílias incluídas em programas governamentais de transferência de renda.
Além disso, mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência também são elegíveis ao benefício.
A redução no valor do Auxílio Gás ocorreu devido à diminuição nos preços da gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) praticados pela Petrobras.
Essa redução nos custos impactou diretamente no valor do benefício fornecido às famílias de baixa renda.
Para verificar informações relacionadas ao Vale Gás, os beneficiários têm à disposição aplicativos como o Auxílio Brasil e o Caixa TEM.
Além disso, é possível obter informações ligando para a Caixa Econômica no número 111 e para o Ministério da Cidadania no número 121.
É importante ressaltar que os analistas alertam para a possibilidade de futuras diminuições no valor do auxílio, o que pode afetar ainda mais as famílias de baixa renda que dependem desse suporte financeiro para adquirir o gás de cozinha necessário em suas residências.
Acompanhar as informações e atualizações sobre o Auxílio Gás é fundamental para que os beneficiários se mantenham informados e se preparem para eventuais mudanças nos próximos meses.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir mais conteúdos como esse no site Brazil Greece!
0 comentários