Os consumidores têm levantado uma questão importante: os bancos estão modificando o dia que a fatura dos cartões de crédito fecha? Essa preocupação está relacionada à redução do intervalo de tempo do dia que a fatura fecha e a data que vence, que antes costumava ser em média de 40 dias.
Alterações nos prazos de fechamento e vencimento
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), caso não haja previsão dessas mudanças no contrato assinado durante a adesão ao cartão, isso pode ser considerado uma quebra de contrato unilateral por parte do banco. Em alguns casos, essas alterações podem até mesmo ser consideradas propaganda enganosa.
Posicionamento dos bancos
Tanto o Nubank quanto o Bradesco afirmaram não ter realizado alterações nas datas de fechamento das faturas. Já o Banco do Brasil informou que o fechamento dos cartões ocorre dez dias antes do vencimento.
Em relação ao Santander, não houve resposta até o momento desta reportagem, enquanto o Itaú está realizando ajustes no período de fechamento das faturas de seus cartões e tem comunicado previamente os clientes sobre essas mudanças.
LEIA MAIS: Nova parceria do Cartão Mastercard promete beneficiar muitos clientes
Reclamações dos consumidores
O Idec tem recebido reclamações referentes com relação à diminuição do prazo do fechamento e o vencimento das faturas.
Essa diminuição varia de banco para banco, podendo chegar a uma redução de até 5 dias.
Essa alteração pode resultar na antecipação de pagamentos que poderiam fazer parte da próxima fatura, pegando os consumidores de surpresa e levando-os a recorrer ao crédito rotativo, que é uma opção mais custosa.
LEIA MAIS: Cartões de crédito irão mesmo desaparecer?
Planeje suas compras
Diante dessas possíveis mudanças, é essencial que você esteja atento à movimentação dos bancos e escolha cuidadosamente os dias indicados para fazer as compras usando o cartão de crédito.
O objetivo é evitar surpresas desagradáveis nas próximas faturas e não comprometer o seu orçamento.
Mantenha-se informado sobre as políticas do seu banco e, caso tenha dúvidas, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente para obter esclarecimentos.
Lembre-se de que o Idec recomenda que você se organize para não utilizar o crédito rotativo, que possui juros elevados.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários