Cochilos diários, quando realizados com moderação e de maneira correta, podem ter impactos positivos no cérebro e no desempenho cognitivo. Para obter benefícios reais, é importante que sejam breves (tipicamente de 10 a 30 minutos) e não perturbem o sono habitual.
Porém, cochilos mais longos ou muito próximos ao horário de dormir habitual podem resultar em sonolência excessiva ou dificuldade para adormecer à noite. A seguir, confira alguns benefícios que essas sonecas podem proporcionar ao cérebro
5 motivos pelos quais cochilar pode fazer bem a você
Melhora a memória
Cochilos podem fortalecer a memória. Durante o sono, especialmente o sono REM, as memórias recentes são organizadas e consolidadas, o que melhora a retenção de informações e o aprendizado.
Maior produtividade
Sonecas curtas podem ajudar a restaurar a energia. Além de melhorar o estado de alerta, a concentração e o desempenho cognitivo, tornando você mais produtivo e eficiente em suas tarefas diárias.
LEIA MAIS:5 exercícios simples para você se amar mais
Reduz o estresse
Tirar cochilos regulares pode relaxar e diminuir o estresse. Descansar durante o dia permite que o cérebro se recupere do estresse mental e emocional, proporcionando uma sensação de paz e bem-estar.
Isso acontece principalmente porque nossos batimentos cardíacos diminuem durante o sono, e ao acordar, nos sentimos mais leves e tranquilos.
Estimulando a criatividade
O sono pode promover a criatividade e a resolução de problemas. Durante o sono, seu cérebro continua processando informações inconscientemente, permitindo que você faça conexões e descobertas criativas ao acordar.
LEIA MAIS:Cartões da VISA passam por importante mudança; confira
Melhor humor e bem-estar emocional
Tirar sonecas durante o dia auxilia na melhora do equilíbrio emocional. O sono adequado ajuda a regular os neurotransmissores relacionados ao humor, como a serotonina, melhorando o bem-estar emocional e reduzindo o risco de depressão e ansiedade.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários