A positividade tóxica é um fenômeno que ocorre quando a busca incessante pela felicidade e otimismo se torna prejudicial e não saudável.
Embora ela seja muitas vezes valorizada e incentivada em nossa sociedade, é importante reconhecer que pode ter suas desvantagens quando levada ao extremo.
A positividade tóxica
A positividade tóxica envolve reprimir emoções negativas e sentir pressão para manter uma atitude positiva o tempo todo, independentemente das circunstâncias. Isso pode resultar na invalidação das emoções genuínas e na negação de sentimentos como tristeza, raiva, medo ou frustração.
Aqueles que sofrem com a positividade tóxica podem sentir-se obrigados a esconder suas verdadeiras emoções e a adotar uma fachada de felicidade constante, mesmo diante de dificuldades significativas.
Ao incentivar constantemente as pessoas a “ver o lado bom das coisas”, as lutas e os desafios reais que elas enfrentam podem ser minimizados.
Além disso, isso pode criar uma pressão social para que todos se encaixem em um padrão, o que pode levar à vergonha e ao isolamento daqueles que estão passando por situações difíceis.
Por exemplo, alguém compartilha uma experiência negativa, como um relacionamento abusivo ou um ambiente de trabalho tóxico, e é confrontado com comentários como “você só precisa ser mais positivo” ou “você atrai o que pensa”.
LEIA MAIS: Qual é a sua missão de vida de acordo com sua data de nascimento?
Como evitá-la
1. Reconheça
Você precisa primeiro entender que está vivendo nesse ciclo, ou, que há alguém ao seu redor. Esse é o primeiro passo para entender direito o que está acontecendo.
2. Procure ajuda
Terapia, aconselhamento ou suporte psicológico podem fornecer ferramentas e estratégias para lidar com padrões de pensamento tóxicos e promover uma mentalidade mais equilibrada.
LEIA MAIS: 5 coisas estranhas que achamos muito atraentes nas outras pessoas
3. Converse com as pessoas
Estabelecer limites saudáveis é fundamental, pois não é necessário sentir-se obrigado a adotar uma mentalidade positiva constantemente.
Definir limites claros e comunicá-los de maneira respeitosa pode ajudar a preservar a saúde mental e estabelecer expectativas realistas nos relacionamentos.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários