Brazil Greece

»

»

Dar gorjeta ou não? Veja os países onde dar gorjeta pega mal

| Em 02/08/2023 às 16:00

Já se perguntou sobre deixar gorjeta ao viajar para outros países? Em muitos lugares, as gorjetas são comuns e esperadas, mas em outros, essa prática pode ser considerada rude ou desnecessária. Vamos explorar alguns destinos onde você não precisa se preocupar com gorjetas, e também como lidar com a cultura de gratificações em diferentes países.

Países onde as gorjetas são consideradas desnecessárias

Em alguns países, a cultura de dar gorjetas não é comum e não é esperada pelos prestadores de serviço. Um exemplo é o Japão, onde oferecer gorjetas pode ser considerado rude e confuso. Lá, o foco está em fornecer um excelente serviço, e os clientes são incentivados a retornar devido à qualidade do atendimento, não por conta das gorjetas.

Outro país onde as gorjetas não são esperadas é a Coreia do Sul. Assim como no Japão, o ato de oferecer gratificações pode ser visto como uma tentativa de criar uma hierarquia social, o que vai contra os valores culturais do país, onde a igualdade é valorizada.

LEIA MAIS: 5 países que falam inglês para você morar na Europa

Como funciona a cultura de gorjetas em outros países?

Em países como a China, Hong Kong, e Suíça, também não é costume dar gorjetas. Na China, pode até ser percebido como uma perda de prestígio social. Na Suíça, todas as taxas de serviço estão inclusas nos preços publicados, então não há obrigação de oferecer gorjetas.

Gorjetas apreciadas, mas não obrigatórias

Embora não seja esperado deixar gorjetas em países como Austrália e Nova Zelândia, alguns lugares estão se adaptando à cultura ocidental e aceitam gratificações, principalmente em restaurantes. No entanto, o gesto é considerado um presente, não uma obrigação.

Outros países onde as gorjetas não são mandatórias, mas ainda são apreciadas, incluem a Dinamarca e a Bélgica. Os funcionários desses países recebem salários justos e benefícios, tornando as gorjetas menos essenciais. No entanto, arredondar a conta como um sinal de apreciação é comum.

LEIA MAIS: 6 arrependimentos de quem já passou dos 30 anos (se ainda não teve, terá)

Como lidar com gorjetas em diferentes serviços?

Antes de viajar, é importante pesquisar as práticas de gorjetas no destino escolhido. Por exemplo, em algumas partes da Europa, a taxa de serviço já está incluída na conta por lei.

Portanto, não é necessário adicionar uma gorjeta extra. No entanto, em tours e trilhas, ou quando os funcionários oferecem um serviço excepcional, as gorjetas são sempre bem-vindas e apreciadas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários