Você se recorda da época em que o horário de verão vigorava no Brasil? Aquela prática que adiantava os relógios com o objetivo de melhor aproveitar a luz solar e economizar energia elétrica? Saiba o motivo do fim do horário de verão no Brasil!
Como funcionava o horário de verão
Antes de abordarmos o fim do horário de verão, vamos entender como funcionava essa política. A ideia central era simples: com o adiantamento dos relógios em 1 hora após a meia-noite, buscava-se otimizar ao máximo a luz natural durante a estação mais quente do ano, reduzindo, assim, o consumo de energia elétrica.
Essa prática era adotada nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, enquanto os estados do Norte e Nordeste não aderiam ao horário de verão, devido à menor variação na luminosidade ao longo do ano nessas regiões.
A proposta do horário de verão
Sabe-se que essa política do horário de verão era comum em diversas nações, e também foi aplicada aqui no Brasil. A ideia central era simples: com o adiantamento dos relógios em 1 hora após a meia-noite, buscava-se otimizar ao máximo a luz natural durante a estação mais quente do ano, reduzindo, assim, o consumo de energia elétrica.
LEIA MAIS: De A a Z: o que a primeira letra do seu nome revela sobre você?
O fim do horário de verão
Agora que entendemos como funcionava, vamos ao ponto principal: por que o horário de verão não existe desde 2019? A resposta está na mudança dos hábitos de consumo de energia da população brasileira. O maior consumo diário passou a ocorrer no período da tarde, tornando o horário de verão menos eficaz em alcançar seus objetivos originais.
Diante dessa mudança e das novas tendências energéticas do país, especialistas do setor elétrico realizaram estudos, a pedido do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), para avaliar os impactos do horário de verão. Os resultados revelaram que a economia de energia alcançada não era mais suficiente para justificar a manutenção dessa política.
LEIA MAIS: MEC está oferecendo 200 vagas de cursos GRATUITOS com certificado
O balanço das pesquisas e decisão final
Com base em critérios técnicos e nas pesquisas de opinião pública, o Governo Federal optou pelo fim do horário de verão, simplificando o ajuste dos relógios e adaptando-se aos novos padrões de consumo de energia no país.
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários