O Serasa é o mecanismo mais conhecido de proteção ao crédito do Brasil, sendo muito relevante para a consulta de dados referente à presença ou não de dívidas, assim também sobre o histórico de pagamento da pessoa.
Dessa forma, as instituições financeiras costumam analisar estas informações durante a análise de crédito.
Mas então, a grande notícia é que o Serasa estará passando por uma repaginação que pode surpreender a vida dos brasileiros. Confira a seguir!
Qual será a mudança?
A atualização ocorrerá no Serasa Score, que é a plataforma de pontuação de crédito da empresa, estando disponível ainda neste mês de agosto de 2023.
De forma geral, a principal função desse sistema é avaliar as probabilidades de cada cliente efetuar o pagamento de suas contas pontualmente.
Isso é feito considerando todas as dívidas associadas ao seu nome e o histórico financeiro, incluindo:
- cadastro positivo;
- registro de dívidas;
- evolução financeira: e
- consultas ao CPF.
Sendo assim, com o upgrade, agora são introduzidos as informações referentes ao saldo disponível, salário, limite de crédito, cheque especial, pagamentos/recebimentos, transações e investimentos.
Com isso, o objetivo do Serasa é que essas modificações possam entregar maior exatidão sobre o desempenho financeiro dos brasileiros.
Desse modo, a tendência é que a contagem da pontuação do score seja com mais exatidão. Cada usuário poderá fazer parte de maneira ativa da elaboração de seus pontos, o que pode contribuir significativamente na etapa de concessão de crédito.
Vale lembrar que incluir ou não os dados é optativo para o cliente. Além disso, já estão incluídos na atualização o Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicoob e Nubank.
O score é bastante importante para aqueles que estão iniciando a vida financeira e para consumidores que são bons pagadores, mas utilizam crédito de forma limitada.
LEIA MAIS: Como se livrar de todas as dívidas com a Caixa?
Como atua a pontuação do Serasa?
Já que sabemos agora da alteração no Serasa Score, necessitamos dominar como atua o método de pontos. A pontuação vai de 0 a 1.000, quanto mais elevada ela for, maiores as possibilidades em conseguir crédito.
Basicamente, um score do Serasa é caracterizado como muito bom quando tem entre 701 e 1000 pontos, bom entre 301 e 500 e regular quando é de 0 300. Variando segundo a gestão financeira de cada um.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários