Os relacionamentos fazem parte do nosso dia a dia. Sejam relacionamentos amorosos, sejam relacionamentos de trabalho, sejam relacionamentos familiares. Porém, os relacionamentos precisam de atenção e cuidado. E, até mesmo o cuidado deve ter a dose certa. Por exemplo, se você é do tipo que tende a analisar e pensar tudo em detalhes, talvez cometa alguns erros no seu relacionamento que podem minar a qualidade dele. Portanto, saiba quais são esses erros mais comuns e o que fazer para evitá-los já!
Leia mais: 5 hábitos diários para começar bem o seu dia, de acordo com os especialistas
8 erros no seu relacionamento por pensar em excesso
A nossa cabeça é um fluxo constante de pensamentos. Inclusive, às vezes é difícil se livrar deles, muitas vezes. Afinal, quantas vezes nos pegamos ruminando pensamentos, ou até mesmo tentando esvaziar as nossas cabeças antes de dormir? Os pensamentos são necessários, até mesmo os pensamentos negativos podem ter a sua utilidade, desde que não dominem a sua mente e que você aprenda com eles, transformando em positividade. Porém, pensar muito mais do que deveria pode ser um grande erro, como os que vêm a seguir!
1. Saltar para conclusões negativas
Quando o parceiro demora a responder ou parece distante, não é sempre um sinal de problema. No mundo de hoje, somos “bombardeados” por informações, tarefas e diversas tarefas o dia todo, sendo assim, é fácil se esquecer de responder aquela mensagem, ou então, se esquecer do que estava fazendo previamente. Portanto, evite suposições negativas e dê ao seu parceiro o benefício da dúvida. Mantenha as linhas de comunicação abertas para evitar mal-entendidos.
2. Analisar cada conversa minuciosamente
Reviver cada palavra dita em uma conversa pode criar ansiedades desnecessárias. Nem sempre falamos tudo o que realmente sentimos, ou o que queremos dizer, às vezes, em um momento de raiva, podemos falar algo que machuca o outro, quando, na realidade, não sentimos aquilo de verdade. Portanto, concentre-se nos momentos positivos do relacionamento em vez de ficar preso em análises excessivas.
Leia mais: Não viva só por viver! Passo a passo para encontrar o seu propósito de vida
3. Evitar conversas difíceis
Ninguém gosta de problemas na vida. Pense como ela seria muito mais fácil sem essas dificuldades? Porém, evitar problemas pode piorar as coisas a longo prazo. Isso porque uma hora ou outra eles irão surgir e poderão se tornar ainda maiores que inicialmente. Portanto, enfrente os desafios de frente, por meio de conversas honestas. Isso fortalece a relação e ajuda a resolver conflitos antes que se tornem maiores.
4. Criar problemas imaginários
Pequenas ações do parceiro podem ser mal interpretadas quando você tende a pensar excessivamente. Lembre-se de que todos precisam de seu espaço e independência. Não crie problemas onde não existem, a vida já é muito difícil por si só, então, para que complicar ainda mais?
Leia mais: 6 atitudes que toda pessoa atraente tem em comum: você tem?
5. Buscar validação constante
É natural desejar a confirmação do amor do parceiro, mas buscas constantes por validação podem prejudicar a confiança mútua. A autoconfiança é algo extremamente atraente e deve ser desenvolvida até mesmo para aumentar a sua autoestima. Portanto, construa sua autoconfiança e confie nas ações do parceiro para fortalecer o relacionamento.
6. Comparar-se aos outros é um dos maiores erros no relacionamento
As redes sociais podem distorcer a realidade de outros relacionamentos. Acredite, muita coisa do que você vê nas redes sociais é completamente diferente da realidade. A verdadeira felicidade reside nos momentos simples e cotidianos compartilhados (na vida real e não na mídia).
Leia mais: Veja quem foi a mulher mais bonita da Renascença e musa de Botticelli
7. Reviver erros passados
Relembrar erros repetidamente só aumenta o estresse, o importante é saber que o que passou, passou e aprender com os erros do passado. Além disso, aprenda a perdoar a si e ao seu parceiro, deixando o passado para trás para construir um presente saudável juntos.
8. Tentar ler a mente do parceiro
Adivinhar o que o parceiro pensa pode levar a mal-entendidos. Portanto, priorize a comunicação direta para evitar suposições equivocadas. Aceitar que nem sempre sabemos o que o outro está pensando é fundamental.
Leia mais: 7 sonhos que são sinais de prosperidade na sua vida
Cultivando um relacionamento saudável
Por fim, se você é uma pessoa que tende a pensar demais, agora está já tem o conhecimento necessário para evitar esses erros comuns. Não se preocupe caso ainda cometa alguns desses erros, o mais importante é cultivar a comunicação aberta, confiança mútua e valorizar os momentos cotidianos para construir uma relação forte e significativa.
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver muito mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários