Os filmes da série Harry Potter são famosos por sua magia e aventuras no mundo de Hogwarts. Porém, é surpreendente como vários elementos nessa franquia podem ser usados para ilustrar e compreender conceitos de física.
Todavia, é importante destacar que, embora os filmes forneçam contextos interessantes para explorar a física, eles também contêm elementos de magia e fantasia que não se alinham estritamente com as leis da física do mundo real.
Portanto, é fundamental que os educadores enfatizem a diferença entre a realidade e a ficção ao usar esses filmes como recursos de ensino. Então, dito isso, confira a seguir alguns desses filmes e quais cenas presentes neles trazem à tona conceitos dessa matéria.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal”
O primeiro filme da série introduz o conceito de levitação quando Harry recebe sua carta de admissão em Hogwarts. Aqui, é possível explorar a física da levitação em relação à força da gravidade e como objetos podem ser suspensos no ar.
Leia mais: 8 filmes sobre mitologia grega incríveis que irão te deixar vidrado na tela
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”
Este filme introduz o tema do “Salgueiro Lutador”, uma árvore mágica que ataca qualquer coisa que se aproxime. Então, isso pode ser relacionado à física das forças, como força centrífuga e ação-reação, quando os personagens são lançados pelo ar pela árvore.
“Harry Potter e o Cálice de Fogo”
Neste filme, temos o emocionante Torneio Tribruxo, que inclui desafios como o labirinto. Assim, os princípios da cinemática podem ser explorados, examinando como os competidores enfrentam obstáculos em movimento e calculando trajetórias.
Leia mais: Turistas fãs de Harry Potter irritam a população de vila da Inglaterra
“Harry Potter e a Ordem da Fênix”
Por fim, a sala de aula da Professora Umbridge apresenta pratos voadores em movimento. Entao, isso pode ser usado para discutir a física do movimento uniformemente acelerado e como objetos em movimento podem ser controlados.
Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!
0 comentários