Em meio à agitação do cotidiano, é comum nos distrairmos e, de repente, nos deparamos com a luz de alerta de combustível acesa no painel do carro. Isso nos leva a questionar: até que ponto podemos continuar dirigindo com pouco combustível?
Exploraremos essa questão de maneira abrangente e descobriremos como preservar o bom funcionamento de seu veículo.
O indicador de combustível e a autonomia restante
Não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que diversos fatores estão envolvidos, incluindo a marca e modelo do veículo, sua eficiência em relação ao consumo de combustível, a velocidade de deslocamento e outras variáveis.
Em termos gerais, a luz de alerta de combustível se acende quando resta aproximadamente de 10% a 15% da capacidade do tanque. Isso pode se traduzir em um percurso que varia de um a quatro galões de gasolina, equivalendo a cerca de 32 km a 80 km, dependendo das especificações de seu carro.
Aqueles que adotam uma condução mais moderada conseguem otimizar os últimos litros de combustível, evitando o uso de acessórios, como o ar-condicionado, que tendem a aumentar o consumo.
Leia mais: Para que servem os pontinhos pretos no para-brisa do carro?
Riscos associados à condução com pouco combustível
Embora a margem de quilômetros mencionada pareça razoável, não é recomendável negligenciar o alerta de baixo combustível no painel. Rodar com pouco combustível pode sobrecarregar a bomba de abastecimento, obrigando-a a operar em condições de menor quantidade de gasolina disponível.
Adicionalmente, um tanque quase vazio pode levar partículas indesejáveis a se deslocarem para o filtro de combustível, aumentando o risco de danos ao motor do veículo.
Além disso, vale a pena ressaltar que dirigir com o tanque quase vazio pode resultar em uma situação conhecida como “pane seca”, acarretando multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Leia mais: Mais de 13 km/litro na cidade! 5 carros populares muito econômicos
E se o carro ficar parado por um tempo?
Mesmo que você planeje deixar seu veículo parado por várias semanas, não é aconselhável ignorar o indicador de combustível baixo. Isso pode contribuir para a formação de umidade no tanque, o que, por sua vez, pode prejudicar o sistema de injeção de combustível do automóvel.
Manter o tanque com um nível adequado também ajuda a reduzir a evaporação da gasolina e a formação de depósitos indesejáveis.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!
0 comentários