Quando perguntadas qual a sua primeira lembrança da vida, as pessoas costumam responder algo de quanto tinham entre 4 a 6 anos. Já aquelas com uma memória ótima, conseguem lembrar até mesmo de coisas de quando tinham apenas 3. No entanto, segundo a ciência, é impossível acessar as memórias de quando éramos bebês.
Nem uma memória fotográfica conseguiria
No geral, a maioria das pessoas deixa claro de que não conseguem se lembrar de nada de quando eram bebês. Caso alguém diga o contrário, é bem provável que seja uma memória construída pelo cérebro já quando adultas, muitas vezes utilizando histórias contadas pelos mais velhos ou fotografias.
Logo, por mais que pareça real, é impossível que ela seja verdade. Segundo os cientistas, isso acontece porque nos primeiros dois anos de vida, o cérebro está passando por muitas mudanças, muito mais do que as que acontecem durante a vida adulta.
Nesse sentido, por conta de um processo muito mais rápido do que o habitual, as lembranças ou eventos acabam sendo colocadas em “caixas” diferentes da memória.
Assim, as associações geralmente feitas para alcançá-las, acabam não acontecendo, pois o cérebro não estava completamente desenvolvido.
Leia mais: 5 itens que podem fazer o seu bebê dormir a noite toda
Outras causas podem explicar o fenômeno
Outro motivo importante pelo qual não acessamos essas memórias, é bem simples: ela também está ligada à capacidade de se expressar. Como os bebês ainda não desenvolvem uma linguagem, se torna ainda mais difícil guardar imagens ou informações.
Além disso, até mesmo como eles percebe tempo pode influenciar nesse processo, o que afeta a formação dessas memórias.
Já para alguns psicólogos, até mesmo o fato de ainda não se reconhecerem como indivíduos determina o armazenamento das lembranças, o que é construído por meio do próprio desenvolvimento cognitivo e a linguagem.
No final, não importa o quanto você tente, nunca vai conseguir acessar as memórias desse período da sua vida.
Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!
0 comentários