A vida moderna tem desencadeado diversos fenômenos em nosso corpo. Um deles é o “inflammaging”, que une os termos em inglês para inflamação e envelhecimento. Esse processo se intensifica à medida que o tempo passa e pode piorar ao longo dos anos. Venha saber mais sobre como funciona o “inflammaging” e evite problemas!
O que desencadeia o inflammaging?
Os principais motivos que levam ao inflammaging incluem uma dieta rica em alimentos inflamatórios, um estilo de vida sedentário, estresse crônico e noites mal dormidas.
Ou seja, a partir de más hábitos que temos no dia a dia, o corpo apresenta como resposta uma inflamação no organismo, como um alerta de que precisamos rever nossos hábitos.
Leia mais: Estes são os alimentos que você deveria comer todo dia, segundo Harvard
As consequências no organismo
Quando nosso intestino está povoado por mais bactérias ruins do que benéficas, a inflamação se agrava, dificultando a absorção de nutrientes essenciais. Resultado? Problemas de digestão, ganho de peso e dificuldades para perder esses quilos extras. Os sintomas são variados, desde insônia e cansaço até depressão leve.
Essa inflamação crônica pode abrir portas para doenças mais graves, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, câncer e demência.
Combatendo a inflamação
Ao ultrapassarmos os 40, a alimentação desempenha um papel essencial.
Priorizar verduras, legumes, frutas sem agrotóxicos, cereais integrais e leguminosas é fundamental. Esses alimentos são ricos em nutrientes e fitonutrientes com ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
É essencial priorizar comidas frescas, naturais e minimamente processadas, com a menor (ou nenhuma) quantidade de conservantes ou agentes químicos não naturais.
Com uma dieta balanceada, nossa microbiota floresce, promovendo a produção de serotonina, o famoso “hormônio da felicidade”.
Dicas para um envelhecimento saudável
Alimentação é parte do segredo, mas a saúde é um conjunto. Incorporar atividades físicas, hidratação adequada, bem-estar emocional e espiritual e noites de sono de qualidade são essenciais.
Fique longe de alimentos processados, açúcares, excesso de proteína animal e bebidas alcoólicas. Evitar tabagismo, sedentarismo, desidratação e dormir pouco são também práticas que contribuem para o inflammaging.
No final das contas, é sobre ter um estilo de vida com equilíbrio e propósito. E, claro, construir e manter relações significativas. Afinal, estamos todos nessa jornada juntos.
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários