Quando o assunto é trabalhar em outro país, os países europeus costumam ser os mais buscados pelos imigrantes. Então, se você está pensando em se mudar para a Europa, continue lendo para saber quais são os países da UE com mais vagas de emprego!
Não é segredo que a pandemia causou estragos em todo o mundo, e o mercado de trabalho europeu foi um dos mais afetados. Agora, está se recuperando, mas ainda não atende completamente às expectativas dos que buscam emprego no continente.
Conforme as últimas estatísticas, a taxa de emprego na Europa tem aumentado a partir do segundo trimestre deste ano (2023), enquanto as vagas no mercado de trabalho diminuíram. O levantamento revelou que a porcentagem de ofícios vagos reduziu de 2,8% no primeiro trimestre para 2,7%.
Neste mesmo período, houve um célere aumento na taxa de emprego de indivíduos entre 20 e 64 anos, sendo a proporção de 74%.
Países da UE com mais vagas de emprego
Embora a Europa esteja com aumento na taxa de emprego, a Comissão Europeia informou que o continente tem enfrentado falta de competências e escassez de mão-de-obra. O que tem feito as vagas de emprego continuarem em aberto.
As estatísticas têm revelado que a maior dificuldade que o continente tem tido para preencher as vagas de trabalho é a falta de mão-de-obra qualificada.
Conforme os dados da Eurostat, mais de 75% das empresas da Europa já enfrentam dificuldades em contratar profissionais com as qualificações necessárias para exercer os trabalhos oferecidos, o que afeta o crescimento da economia.
Leia mais: 5 carreiras pouco concorridas e que pagam bem
Então, quais países europeus estão com mais vagas de emprego?
Segundo os dados divulgados no Eurostat, Holanda (Países Baixos) é o país da UE com mais vagas de emprego recentemente, possuindo taxa de 4,7% de vagas de trabalho para preencher.
Por outro lado, Romênia e Bulgária performam nos últimos lugares no ranking, possuindo taxa de 0,8%. Confira abaixo a tabela completa:
Quais tipos de trabalhos têm mais vagas?
De acordo com as vagas publicadas neste período, as profissões com maior demanda são assistentes de vendas, programadores de software e empregos nas áreas de marketing, publicidade e produção.
Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!
0 comentários