Brazil Greece

»

»

Machu Picchu na Europa? Isso mesmo! Conheça esse paraíso!

| Em 13/02/2024 às 09:03
Freepik.

Você sabia que existe uma Machu Picchu espanhola? Pois é, estamos falando da Aldeia Masca, povoado que fica no noroeste da ilha de Tenerife. Com apenas 80 habitantes, não é fácil de chegar. Mas, acredite, cada esforço para conhecer esta maravilha da natureza vale a pena!

A verdade é que Masca parece uma imagem de cartão postal. Certamente, uma das vilas mais bonitas das Ilhas Canárias, fica em um vale rodeado de penhascos, palmeiras e figueiras-da-índia.

Além disso, o ambiente dá a impressão de ter parado no tempo. Enquanto estiver por lá, impossível não passear pelas ruas sem pressa, conversar com os (poucos) moradores e, sem dúvidas, tomar um café.

Ah, e claro, tirar várias fotos para registrar este encanto que é o Machu Picchu espanhol.

Onde fica a Aldeia Masca?

Como comentamos, Masca fica no noroeste de Tenerife, uma das Ilhas Canárias. E não, chegar lá não é fácil! Só para ilustrar, é necessário seguir pela sinuosa estrada 436, a partir de Buenavista del Norte.

Mas, quando falamos em sinuosas, as curvas para a Machu Picchu espanhola são intensas, mesmo! A via parece um zigue-zague infinito, até chegar a uma altitude próxima aos 700 metros acima do nível do mar.

Ademais, em algumas partes do caminho, a estrada é tão estreita que não cabem dois carros juntos. Assim, um deles precisa encostar para dar passagem.

Ou seja, é preciso paciência para chegar à Aldeia Masca. E, por isso, a Machu Picchu espanhola sempre foi um canto estreito e perdido da civilização, mas o preferido dos piratas para não serem encontrados.

Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?

O que ver em Masca?

Uma viagem à Aldeia Masca, a Machu Picchu espanhola

Freepik.

Embora seja pequenina e tenha cerca de 80 habitantes, Masca não deixa nada a desejar sobre atrações. Tanto que os moradores se dedicam, basicamente, à gastronomia, artesanato e hotelaria.

A princípio, visite o mirante de Cherfe, que dá uma perspectiva única do povoado. Isso se dá sobretudo pela localização no meio de montanhas, e do mar, a poucos quilômetros de distância. Após tirar as inevitáveis fotos, é hora de descer para explorar cada canto da Aldeia Masca.

Mas, uma dica: apesar de o caminho ser curto, faça sem pressa! Ainda que as ruas íngremes tenham seu charme, podem te pregar uma peça. Neste caminho, há algumas paradas obrigatórias, por exemplo:

  • Ermida: capelinha que fica em uma praça aconchegante, recebe o visitante a partir de sua fachada de pedra coquete. A igreja foi construída no século XVIII, em homenagem à Imaculada Conceição.
  • Museu e centro de artesanato: sim, há um museu e um centro, ambos no interior de uma das casas da vila. As unidades se dão porque Masca é Bem de Interesse Cultural na categoria de Conjunto Histórico.
  • Visitar outros povoados da região, por exemplo, Las Portelas ou Teno Alto. Ainda que não sejam tão espetaculares, também têm seus cantos interessantes e curiosos.

Leia mais: Este é o único país europeu que fica em três continentes

Barranco de Masca, a joia da Machu Picchu espanhola

Uma viagem à Aldeia Masca, a Machu Picchu espanhola

Freepik.

Mas, além dos atrativos acima, a joia da coroa é o Barranco de Masca. A trilha tem cerca de 5 quilômetros, com percurso de aproximadamente três horas, por trecho.

Antes de mais nada, vale lembrar que a trilha que começa na Aldeia Masca, apesar de popular, requer preparo físico devido aos desníveis do caminho. Porém, leva das montanhas ao mar e, mais uma vez, um esforço que tem belas recompensas no final.

Só para ter uma ideia, ao chegar à praia, é possível contemplar um verdadeiro espetáculo ao pôr do sol, dependendo do horário que começar. E, para completar o passeio, vale pegar um barco até o porto dos Gigantes, na parte mais sudoeste da ilha.

Em suma, Masca, a Machu Picchu espanhola, é um dos tesouros que se escondem na geografia espanhola. Então, se estiver em Tenerife em busca das belas praias, passar um dia em Masca será o plus que você precisa para completar sua viagem pela região.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Receita de máscara caseira para acabar com as pontas duplas

Receita de máscara caseira para acabar com as pontas duplas

Você está preocupado(a) com as pontas duplas? Fique tranquilo(a), esse é um problema bastante comum. A boa notícia é que existe uma forma simples, econômica e natural de reduzir esse incômodo: utilizar o óleo de rícino como ingrediente principal da sua máscara...

O eclipse solar que vai durar mais de 7 minutos e já tem data marcada

O eclipse solar que vai durar mais de 7 minutos e já tem data marcada

Os eclipses solares sempre despertaram curiosidade e admiração. São momentos raros em que a Lua se coloca exatamente entre a Terra e o Sol, criando um espetáculo de sombra e luz. Entre todos os já previstos pela ciência, um em especial chama a atenção: o eclipse solar...

A cidade brasileira que produz 5 mil pamonhas por dia e quase ninguém sabe

A cidade brasileira que produz 5 mil pamonhas por dia e quase ninguém sabe

Piracicaba, no interior de São Paulo, é conhecida em todo o país como a “terra das pamonhas”. A cidade, às margens do rio que leva o mesmo nome, transformou um prato simples da culinária caipira em símbolo cultural e motor de desenvolvimento. Desde a década de 1960,...

9 principais motivos que levam casais à separação (e como evitá-los)

9 principais motivos que levam casais à separação (e como evitá-los)

A dinâmica dos relacionamentos é complexa, marcada por fases de paixão, desafios e ajustes. Muitas vezes, aquilo que começa com conexão profunda pode ser abalado por atitudes, circunstâncias ou pela falta de diálogo. Entender os fatores que levam tantos casais à...

Atitudes que afastam as pessoas de você (e como mudar isso)

Atitudes que afastam as pessoas de você (e como mudar isso)

Saber construir e manter relacionamentos saudáveis é uma habilidade essencial na vida. Porém, muitas vezes, sem perceber, adotamos comportamentos que acabam afastando as pessoas ao nosso redor. Reconhecer esses hábitos é o primeiro passo para mudá-los e fortalecer os...

7 truques de lavagem na máquina para roupas impecáveis e sem pelos

7 truques de lavagem na máquina para roupas impecáveis e sem pelos

Quem nunca colocou uma roupa para lavar e, ao tirá-la da máquina, percebeu que estava coberta de pelos? Essa situação é frustrante e acontece com frequência, principalmente em casas com pets ou quando tecidos diferentes são lavados juntos. A boa notícia é que existem...

8 truques para deixar uma casa pequena maior, sem gastar nada

8 truques para deixar uma casa pequena maior, sem gastar nada

Morar em espaços reduzidos pode parecer um desafio, mas com a abordagem certa, aconchego e estilo não precisam faltar. Seja em apartamentos compactos de São Paulo ou nos estúdios típicos de Atenas, explorar o potencial de cada metro quadrado é a chave para criar um...

Achado surpreendente no Sinai traz possíveis menções inéditas a Moisés

Achado surpreendente no Sinai traz possíveis menções inéditas a Moisés

Um achado arqueológico no deserto do Sinai reacendeu o interesse mundial pela história da figura bíblica de Moisés. Gravadas em pedras há quase quatro mil anos, as inscrições podem representar a primeira menção a Moisés fora dos textos religiosos, oferecendo novas...

0 comentários