Sempre que se trata de escrever sobre temas como a mitologia grega, a inspiração se esvai. E como poderia ser diferente quando se depara com histórias de fantasia inigualável que transcendem os limites do natural, tocando o sobrenatural e o inexplicável, e ainda assim permanecem sempre humanamente vulneráveis? Não é por acaso que, primeiro, essas histórias sobreviveram há milênios e inspiraram, e segundo, continuam a inspirar a ficção e o rei do entretenimento, o cinema. No entanto, parece que o que sobreviveu por milênios não foi suficiente para os criadores de filmes da mitologia grega em Hollywood.
Então, vamos ver 5 filmes da mitologia grega que Hollywood mudou a história
1. Clash of the Titans (Fúria de Titãs)
O filme gira em torno de Perseu, filho de Zeus, liderando a guarda real em uma expedição para matar o Kraken. Seu pai, Zeus, o ajuda enviando-lhe um Pégaso negro e uma espada forjada no Monte Olimpo. Perseu precisa matar a Medusa e pegar sua cabeça, pois é a única maneira de derrotar o Kraken e salvar Andrômeda. No entanto, a história difere significativamente do mito de Perseu e Medusa, onde Atena e Hermes ajudam Perseu e informam tudo o que ele precisa saber para derrotar o terrível monstro.
Leia mais: A verdadeira e trágica história da queda de Ícaro, um grego conta
2. Hércules
A Disney trouxe o icônico personagem da mitologia grega para a contemporaneidade. No entanto, a história da origem de Hércules é apresentada como um evento feliz para os deuses, com a exceção de Hades. No mito original, Hércules era um herói semideus nascido de uma relação ilícita entre Zeus e Alcmena. Sua relação com a esposa de Zeus, Hera, era de conflito, e ela enviou serpentes para matá-lo quando bebê.
3. Mulher-Maravilha (Wonder Woman)
Este blockbuster incorpora elementos da mitologia grega, apresentando a Mulher-Maravilha, Diana, como uma amazona moldada do barro à qual Zeus deu vida, e com uma rivalidade jurada contra Ares, que queria destruir os humanos. Na mitologia, as Amazonas eram um povo guerreiro cuja origem estava ligada a Ares, o deus da guerra, ou a Atena, não havia uma hostilidade inata entre eles.
Leia mais: A mulher-maravilha também veio da Grécia Antiga? Entenda
4. Tróia
Embora a base da história homérica seja real, o filme “Tróia” mistura elementos mitológicos. No entanto, a trama se concentra mais em um romance do que em uma representação precisa do mito. A história da Guerra de Troia é uma das mais lendárias da antiguidade grega, mas o filme exagera e distorce muitos detalhes.
Leia mais: Por que os deuses gregos pararam de interagir com os humanos?
5. Jason e os Argonautas
A história da expedição dos argonautas em busca do Velocino de Ouro também recebeu uma adaptação cinematográfica. No entanto, o filme prioriza um enredo de amor em vez de manter a fidelidade à história mitológica. A busca do Velocino de Ouro envolveu muitos desafios e encontros míticos, mas o filme simplifica a trama e altera eventos significativos.
Estes filmes, embora baseados na mitologia grega, tomam liberdades criativas significativas para criar tramas mais cativantes para o público. Enquanto eles podem entreter, eles não são representações precisas dos mitos gregos originais.
Leia mais: 5 livros incríveis que irão te fazer viajar pela mitologia grega
0 comentários