Brazil Greece

»

»

Conheça o lago que transforma pássaros em pedra

| Em 14/02/2024 às 11:29
Freepik.

No coração da Tanzânia, especificamente no Vale do Rift, há um lugar que tanto fascina quanto intriga: o Lago Natron. Isso se dá porque não se trata de uma mera massa de água. Pelo contrário, é um lugar inóspito, o qual apenas os Maasais e flamingos conseguem tirar a pouquíssima vida que contém. Mais ainda, é um lago que transforma pássaros em pedras de sal!

Este lago no norte da Tanzânia, na África, se assenta sobre um terreno precário e pantanoso. Por isso, possui acesso extremamente difícil. Mas se você é gosta de lugares intrigantes e misteriosos, é uma visita obrigatória.

Por quê? É um dos lagos mais estranhos e surpreendentes da Terra! Sobretudo, por seu poder de petrificar todo tipo de aves e animais terrestres que tocam suas águas.

A razão é simples: as águas são tão ricas em carbonato de sódio que “mumifica” os animais que, acidentalmente caem nas águas. Inclusive, por seu poder refletivo.

Por que o Lago Natron é perigoso?

Conheça o lago que transforma pássaros em pedra

Freepik.

Com águas que atingem temperatura de 60 graus Celsius, e pH alcalino de 9 a 10,5, é mais do que óbvio saber que um mergulho é fatal. Seu nome, aliás, se refere à substância que se usava nas múmias no antigo Egito.

Portanto, os únicos seres vivos capazes de habitar as águas do Lago Natron são as algas de cor avermelhada. Da mesma forma, os peixes alcolapia alcalica. As duas, curiosamente, se adaptaram às duras condições.

Mas, também é comum ver um bando de flamingos-pigmeus, que consomem as algas filtrando as águas alcalinas com o bico. E, o que acontece se você cair no Lago Natron?

A resposta é simples: as águas são letais devido ao calor que exalam. Alèm disso, à cinza vulcânica que se deposita nelas proveniente do vulcão estratovulcão Ol Doinyo Lengai próximo. Ou seja, você morre!

Leia mais: 4 erros no check-in do hotel que você não pode cometer

O Lago Natron em primeira pessoa

Um dos fotógrafos que pode ver o fenômeno com seus próprios olhos é Nick Brand. Os registros estão no livro “Across the Ravaged Land“. Brand conta que, no Lago Natron, há as mais inesperadas criaturas arrastadas pela água. Por exemplo, todo tipo de pássaros e morcegos petrificados.

Segundo informações da revista Viajar, o fotógrafo explica, ainda, que “ninguém sabe com certeza como morreram, mas parece que a natureza extremamente refletiva da superfície da água confunde os animais, fazendo com que caiam no lago”.

É assim que a salinidade, acompanhada das altas temperaturas, acaba por petrificar os bichos que caem nas águas. O autor também aponta que “o carbonato de sódio e o sal fazem com que as criaturas se calcifiquem e se conservem perfeitamente com o passar do tempo”.

O Lago Natron é, sem dúvidas, intrigante para muitos, sinistro para outros. Mas também é um pequeno oásis para espécies como as algas vermelhas, os flamingos-pigmeus ou a tilápia alcolapia.

Assim, mais uma vez, é um lugar que nos mostra que nosso globo terrestre está repleto de lugares fascinantes e diversos.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários