Brazil Greece

»

»

Conheça o lago que transforma pássaros em pedra

| Em 14/02/2024 às 11:29
Freepik.

No coração da Tanzânia, especificamente no Vale do Rift, há um lugar que tanto fascina quanto intriga: o Lago Natron. Isso se dá porque não se trata de uma mera massa de água. Pelo contrário, é um lugar inóspito, o qual apenas os Maasais e flamingos conseguem tirar a pouquíssima vida que contém. Mais ainda, é um lago que transforma pássaros em pedras de sal!

Este lago no norte da Tanzânia, na África, se assenta sobre um terreno precário e pantanoso. Por isso, possui acesso extremamente difícil. Mas se você é gosta de lugares intrigantes e misteriosos, é uma visita obrigatória.

Por quê? É um dos lagos mais estranhos e surpreendentes da Terra! Sobretudo, por seu poder de petrificar todo tipo de aves e animais terrestres que tocam suas águas.

A razão é simples: as águas são tão ricas em carbonato de sódio que “mumifica” os animais que, acidentalmente caem nas águas. Inclusive, por seu poder refletivo.

Por que o Lago Natron é perigoso?

Conheça o lago que transforma pássaros em pedra

Freepik.

Com águas que atingem temperatura de 60 graus Celsius, e pH alcalino de 9 a 10,5, é mais do que óbvio saber que um mergulho é fatal. Seu nome, aliás, se refere à substância que se usava nas múmias no antigo Egito.

Portanto, os únicos seres vivos capazes de habitar as águas do Lago Natron são as algas de cor avermelhada. Da mesma forma, os peixes alcolapia alcalica. As duas, curiosamente, se adaptaram às duras condições.

Mas, também é comum ver um bando de flamingos-pigmeus, que consomem as algas filtrando as águas alcalinas com o bico. E, o que acontece se você cair no Lago Natron?

A resposta é simples: as águas são letais devido ao calor que exalam. Alèm disso, à cinza vulcânica que se deposita nelas proveniente do vulcão estratovulcão Ol Doinyo Lengai próximo. Ou seja, você morre!

Leia mais: 4 erros no check-in do hotel que você não pode cometer

O Lago Natron em primeira pessoa

Um dos fotógrafos que pode ver o fenômeno com seus próprios olhos é Nick Brand. Os registros estão no livro “Across the Ravaged Land“. Brand conta que, no Lago Natron, há as mais inesperadas criaturas arrastadas pela água. Por exemplo, todo tipo de pássaros e morcegos petrificados.

Segundo informações da revista Viajar, o fotógrafo explica, ainda, que “ninguém sabe com certeza como morreram, mas parece que a natureza extremamente refletiva da superfície da água confunde os animais, fazendo com que caiam no lago”.

É assim que a salinidade, acompanhada das altas temperaturas, acaba por petrificar os bichos que caem nas águas. O autor também aponta que “o carbonato de sódio e o sal fazem com que as criaturas se calcifiquem e se conservem perfeitamente com o passar do tempo”.

O Lago Natron é, sem dúvidas, intrigante para muitos, sinistro para outros. Mas também é um pequeno oásis para espécies como as algas vermelhas, os flamingos-pigmeus ou a tilápia alcolapia.

Assim, mais uma vez, é um lugar que nos mostra que nosso globo terrestre está repleto de lugares fascinantes e diversos.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários