Não dá para negar que Bill Gates, o grande idealizador da Microsoft, segue como um dos grandes gênios de nosso tempo. Nos últimos anos, ele tem se dedicado a dar opiniões e escrever sobre a situação geral da geopolítica com relação à tecnologia. Dessa forma, existe uma série de previsões de Bill Gates sobre a Inteligência Artificial que começaram a se cumprir. Isso pode até assustar um pouco, mas, algumas das previsões podem, na verdade, serem positivas. Portanto, confira a seguir.
Previsões de Bill Gates: o que ele imaginou para 2024?
Nos últimos anos, foi possível acompanhar a publicação de “cartas” de Bill Gates à população mundial que buscava fazer previsões para cada ano. Não há nada de “vidência” nessas previsões. Na verdade, Gates elabora suas opiniões a partir daquilo que percebe no desenvolvimento da tecnologia.
Assim, para o ano de 2024, Gates trouxe, em evidência, a continuidade do avanço da Inteligência Artificial. Ora, não há nenhuma surpresa aqui, visto que 2023 foi um ano de consolidação de tecnologias fundamentais para o uso da IA. Entretanto, ele fez mais previsões bem mais específicas, sendo estas:
1. Democratização das ferramentas de IA
Ele percebeu que o caminho da tecnologia no futuro próximo seria a consolidação das ferramentas de Inteligência Artificial para todos. Por exemplo, a previsão de Bill Gates, de que a inteligência artificial (IA) seria integrada aos celulares para oferecer benefícios a todos, está se tornando realidade. E, quem não tem celular hoje em dia, não é mesmo?
A democratização da IA está cada vez mais comum, visto que empresas como Google começaram a implantar novas utilizações de IA que já fazem parte do cotidiano das pessoas.
Por exemplo, recentemente, essas empresas lançaram uma nova versão do sistema operacional Android que integra a IA como um assistente virtual nativo. Isso significa que os usuários de smartphones agora podem ter acesso a recursos de IA sem precisar baixar aplicativos ou usar serviços de terceiros.
Além disso, para 2024, espera-se que o avanço seja ainda mais significativo.
Leia mais: Como visualizar os stories do Instagram sem que a pessoa saiba?
2. IA como fator de desenvolvimento econômico
Ademais, a segunda previsão se relaciona com o próprio desenvolvimento socioeconômico dos países a partir da relação com a Inteligência Artificial. Isso já é uma realidade! Segundo estudo da IEEE, 65% dos chefes em tecnologia da informação das grandes corporações acreditam que a IA irá se consolidar como padrão dominante em tecnologia em 2024.
Outro exemplo do impacto na economia é a NVIDIA que está dominando o mercado de processamento de inteligência artificial (IA), impulsionando um crescimento exponencial no valor de suas ações e transformando a indústria de chips como um todo.
Inclusive, o domínio da NVIDIA despertou a indústria de chips de um estado de complacência. Por exemplo, gigantes como Intel e AMD, antes focadas em gráficos de computadores e jogos, agora estão investindo pesadamente no desenvolvimento de chips otimizados para IA.
Portanto, a previsão de Bill Gates de que a IA seria o principal vetor de desenvolvimento na próxima década se confirma. A alta demanda por chips para IA impulsiona a inovação e redefine o panorama de toda a indústria.
Leia mais: Google libera cursos gratuitos online: veja como se inscrever
3. IA como recurso para a ciência
Por fim, Gates também previu que o mundo iria se desenvolver na ciência a partir da IA. Atualmente, já sabemos que laboratórios mundo a fora usam Inteligência Artificial no desenvolvimento de medicamentos e vacinas por meio de simulações altamente precisas. Essa é apenas uma demonstração do poder da IA sobre a ciência nos próximos anos.
0 comentários