Curiosidades

Vinho seco, meio seco ou suave: será que você realmente sabe a diferença?

Vinho seco, meio seco ou suave: será que você realmente sabe a diferença?
By     -   On

O vinho é uma bebida que faz parte de diversas culturas ao redor do mundo. Isso se deve tanto pela sua história e o fato de que sempre fez parte de festas, reuniões religiosas, quanto pelo seu sabor único e delicioso. No entanto, essa bebida fermentada possui alguns tipos, o que pode confundir bastante quem não entende muito sobre o assunto. Então, com isso em mente, vamos explicar nesse artigo as principais diferenças entre vinho seco, meio seco e suave.

A diferença entre os vinhos

Basicamente, o vinho seco é aquele que não contém açúcar residual, ou seja, toda a doçura natural da uva foi convertida em álcool durante a fermentação. Por esse motivo, é considerado o encorpado, com sabores mais intensos e uma acidez maior.

Por esse motivo, podem reunir muita gente que não é fã do seu gosto forte, especialmente para quem está mais acostumado com o suave.

Já o meio seco é apenas um pouco mais doce do que o vinho seco, pois conta com um teor de açúcar residual maior. Ainda assim, ele continua com um sabor bem forte, mas muito menos ácido.

Por fim, o suave é aquele que reúne todos os apaixonados pela bebida, pois conta com um teor de açúcar residual mais alto. Por esse motivo, é geralmente muito mais leve e com um sabor que lembra a própria uva.

LEIA MAIS: 4 vinhos rosés incríveis para uma explosão de sabores no seu paladar

É verdade que vinho suave e meio seco não são bons?

No geral, algumas pessoas possuem certo preconceito com vinhos que não são secos, pois acreditam que quanto menor o teor de açúcar, maior será a qualidade da bebida. No entanto, isso está longe de ser verdade.

Inclusive, o suave tende até mesmo a ser chamado de vinho de mesa de forma pejorativa, mas muitos deles são feitos com uvas de muita qualidade.

Além disso, para aqueles que não gostam muito do seco, eles são uma excelente opção para quem deseja começar a experimentar e conhecer novos vinhos.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.