O que acontece se você colocar diesel em um carro a gasolina?

Os danos ao veículo podem dar bastante dor de cabeça

Ao abastecer o seu veículo, é fundamental prestar atenção às recomendações do fabricante e às especificações corretas de combustível.

No entanto, é compreensível que erros possam ocorrer, resultando em histórias de pessoas que inadvertidamente colocam diesel no lugar da gasolina, mesmo quando o carro não é compatível com esse tipo de combustível. Nessas situações, as consequências podem gerar grandes transtornos, mas ainda há possibilidade de resolver o problema.

Como o diesel pode afetar o motor a gasolina?

Basicamente, inserir diesel no motor a gasolina pode trazer diversos problemas ao funcionamento de um veículo. Por conta disso, é sempre importante estar atento a qualquer um dos comportamentos ou falhas abaixo.

Danos ao sistema de injeção de combustível

O diesel possui propriedades distintas da gasolina, inclusive no que se refere à lubrificação. Devido a essa diferença, ele pode causar danos em diversos componentes do veículo, como as bombas de combustível e os injetores.

Falha na ignição

Devido à sua natureza mais difícil de inflamar, a vela de ignição projetada especificamente para a gasolina pode falhar ao ser utilizada com diesel, o que resulta em dificuldades para dar partida ao motor.

LEIA MAIS: Você sabia que existe uma velocidade ideal para economizar gasolina?

Acúmulo de resíduos

Devido à combustão inadequada do diesel, é possível que ocorra o acúmulo excessivo de resíduos nas câmaras de combustão e no sistema de escape.

Isso pode resultar em problemas no escapamento, incluindo a obstrução do catalisador. Como consequência, o desempenho do veículo pode sofrer perdas significativas.

O que fazer quando você trocar o diesel pela gasolina?

Muitas vezes, as pessoas acabam percebendo o erro tarde demais. No entanto, caso tenha notado que colocou diesel e não gasolina antes de tentar ligar o motor, remova a chave da ignição e ligue imediatamente para um profissional.

Ao levá-lo em uma oficina, o primeiro passo é drenar o tanque de combustível completamente, removendo todo o diesel.

Além disso, os profissionais precisarão ter outro cuidado, como limpar todo o sistema de combustível, visando remover qualquer resíduo que possa ser encontrado em outros componentes.

Em casos mais sérios, como aqueles onde os motoristas chegaram a dar ignição, é bem provável que as velas precisem ser trocadas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais