Brazil Greece

»

»

De qual altura máxima podemos cair e sobreviver? A resposta é de impressionar

| Em 02/09/2023 às 20:30

Muitos evitam chegar perto de bordas de edifícios altos ou pontos turísticos, influenciados por pensamentos indesejados que sugerem impulsos arriscados. Descubra agora a incrível verdade sobre os limites da altura das quedas humanas!

O risco das quedas de altura

Ao conversar com o Mental Floss em uma entrevista de 2015, Paul Doherty, um ex-físico e co-diretor do Exploratorium, abordou esse tópico intrigante. Doherty, falecido em 2017, explicou como quedas de grandes alturas podem ser perigosas. “À medida que você ganha altitude, o ar se torna mais rarefeito.

Durante a queda, você pode girar tão rapidamente que o sangue migra para a cabeça e pode ser fatal.”

Adicionalmente, segundo Doherty, outro perigo é a possibilidade de “a resistência do ar te queimar. É por isso que espaçonaves têm isolamento térmico”.

Então, uma vez que a velocidade terminal é alcançada, a altura adicional não afeta a velocidade de queda. No entanto, a pressão atmosférica poderia levar o sangue a ferver e causar a morte.

Acredita-se que esse ponto crítico ocorra em torno de 19 mil km acima do solo, embora os dados sobre isso sejam escassos.

Leia mais: Criatura marinha que parece alienígena é encontrada na Antártica

Sobrevivendo a grandes quedas

Agora, você deve estar se perguntando se existe a possibilidade de sobreviver a uma queda de grande altitude. Para estimar essa informação, excluímos situações envolvendo veículos como aviões e helicópteros, já que suas estruturas podem atenuar o impacto.

Considere alguém pulando de uma grande altura, sem nenhum equipamento de segurança. Nesse cenário, como seria possível sobreviver?

A resposta é: depende das circunstâncias e elementos presentes durante a queda. Alan Magee, piloto na Segunda Guerra Mundial, sobreviveu a uma queda de aproximadamente 6 mil km de altura ao atravessar um teto de vidro durante a queda.

A física por trás disso é notável: a resistência do ar pode ser manipulada para prolongar o tempo de queda, diminuindo o impacto. Além disso, elementos no trajeto, como árvores, neve ou vidro, podem agir como amortecedores naturais.

Leia mais: Filme que previu o futuro com sua ficção certeira em uma piada há 30 anos

A altura limite para a sobrevivência

Mas qual é a altura máxima que podemos cair e ainda ter chances de sobreviver? Paul Doherty aventou que o sangue fervendo só ocorreria por volta de 30 mil km de altura.

No entanto, as possibilidades de sobrevivência são maiores a partir de 18 mil km, caso a velocidade de queda seja reduzida e o impacto, mitigado por estruturas durante a queda.

Trajes pressurizados da NASA são projetados para proteger astronautas a partir de 15.000 km. Dessa forma, sob as circunstâncias certas, é viável sobreviver a quedas de tirar o fôlego.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários