Brazil Greece

»

»

A lição que os espartanos nos deram sobre casamento e a paternidade

| Em 31/08/2025 às 12:31
Para os espartanos, a família e a pátria eram um dos princípios mais importantes. Foto: brazilgreece.

Como já se sabe, os gregos sempre sentiram orgulho pela pátria. O que muitos, porém, não sabem é o fato de que os gregos acreditavam profundamente em um lema que hoje se tornou sinônimo de nacionalistas: Pátria, família, religião.

Por essa razão, ter filhos era a coisa mais importante nas ambições individuais dos antigos gregos. Cada cidadão livre considerava seu dever casar-se e ter filhos. O motivo? Acreditavam que era necessário garantir a continuidade do oikos, ou seja, da família.

Além de um dever social, a família era também um dever religioso para os antigos gregos, com o objetivo de não deixar desaparecer o culto doméstico de cada família, no qual deveriam ser iniciados todos os que nela se integravam.

As tradições da Grécia antiga

As imagens dos deuses domésticos, ou seja, das divindades do lar, entre os quais também Zeus, eram relíquias familiares sagradas, transmitidas de pai para filho.

Aqueles que não se casavam recebiam críticas de seu meio social. Platão, inclusive, previu em suas Leis uma multa anual para o homem que permanecesse solteiro após os trinta e cinco anos.

Leia mais: Descoberta em Israel pode ter revelado lugar de nascimento dos apóstolos

O rigor em Esparta

Ainda mais severa era a situação em Esparta. Lá se aplicava a multa da solteirice (agamiou), mas também a multa do casamento tardio (opsigamiou), para quem se casasse em idade avançada.

O sofista e gramático Ateneu nos relata que os espartanos humilhavam os solteiros em uma festa especial, na qual as mulheres os arrastavam em volta do altar, batendo e zombando deles. Os magistrados os obrigavam a andar nus pela ágora, cantando uma canção satírica sobre si mesmos.

É também característica a resposta que, segundo a tradição, deu um jovem ao general espartano Derquilidas, quando este lhe perguntou por que não lhe cedia o lugar: “Porque você não gerou aquele que me dará o lugar dele quando eu envelhecer!” (Plutarco, Licurgo).

O objetivo do casamento na Grécia antiga

O principal objetivo do casamento era que o casal de cidadãos tivesse filhos, herdeiros legítimos, os chamados gnesioi (nota: para aqueles que não eram cidadãos, como os escravos, não havia casamento oficial). A frase oficial que o noivo dizia ao concluir o acordo do casamento era: ep’ aroto paidon agomai gametén, ou seja: “Tomo a noiva para semear filhos”.

Pátria

Para o grego antigo, a polis (cidade-estado) era o centro de sua identidade. A pátria não era uma “nação-Estado” com fronteiras, como entendemos hoje, mas sim a comunidade dos cidadãos, seus templos, suas leis e a terra da cidade. Defender a pátria era um dever supremo, exemplo característico são os combatentes de Maratona e os das Termópilas. Inclusive, a devoção à pátria era considerada um ato de virtude e estava ligada à própria honra do cidadão.

Religião

Além disso, a religião na Grécia antiga não era uma questão de “fé”, no sentido cristão, mas um modo de vida e uma prática social. Os deuses do Olimpo, os heróis e os cultos locais estavam intimamente ligados à cidade.

Os sacrifícios, festas e jogos (como as Panateneias e as Olimpíadas) não eram somente cerimônias religiosas. Eram também expressões de unidade política e identidade.

Por fim, a piedade (respeito aos deuses) era considerada condição para a prosperidade da cidade. A impiedade (hybris) era punida severamente, até mesmo com a morte (como no caso do julgamento de Sócrates).

Leia mais: Crânio encontrado na Grécia muda tudo que sabemos sobre a evolução humana

Família

A oikia (família – casa – patrimônio) era a unidade social básica. Dentro dela, o pai (kyrios / patriarca) tinha autoridade sobre a esposa, os filhos e os escravos.

O principal objetivo da família era a continuidade do oikos por meio da procriação, sobretudo de descendentes homens. Inclusive, a mulher em Atenas tinha direitos limitados, enquanto em Esparta gozava de maior liberdade e prestígio.

A honra da família estava ligada à posição social do cidadão homem.

Vale destacar que, na Grécia contemporânea, o tríptico pátria, religião, família é uma ideologia sobretudo de nacionalistas, mas que também tinha grande peso na Grécia antiga, ainda que com forma e conteúdo diferentes do slogan moderno.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários