Brazil Greece

»

»

A verdade por trás do mito: quantas vidas os gatos têm afinal?

| Em 15/04/2023 às 21:15

Os gatos começaram a viver ao lado dos humanos no Oriente Próximo durante o período Neolítico, cerca de 9.000 anos atrás. Acredita-se que a transição de um estilo de vida de caçador-coletor para um estilo de vida agrícola tenha sido benéfica para esses antigos gatos. Então, à medida que os humanos cultivavam e armazenavam alimentos, atraíam presas comuns para os gatos, como ratos e camundongos.

Assim, a relação entre humanos e gatos tornou-se benéfica para ambas as espécies. Os humanos forneciam comida para os gatos e os gatos evitavam que roedores invadissem os estoques de alimentos humanos. Então, a domesticação se acelerou no Antigo Egito. Essa civilização era conhecida por adorar gatos, com várias divindades retratadas com cabeças de gato.

Quantas vidas os gatos têm?

Sugere-se que a ideia de os gatos terem nove vidas tenha suas raízes no Antigo Egito. Acreditava-se que o deus sol Atum-Ra transformava-se em um gato para visitar o mundo dos mortos. Então, Atum-Ra teria dado à luz a outros oito deuses. Como resultado, algumas pessoas associaram o ditado de os gatos terem nove vidas a esse mito – os oito deuses mais Atum-Ra, totalizando nove vidas.

Acredita-se que a obsessão dos egípcios por gatos ajudou a espécie a se dispersar pelo mundo. Sendo assim, os felinos viajaram ao longo das rotas comerciais para a Europa e além. Então, conforme se espalharam pelo mundo, também se espalhou o mito das múltiplas vidas.

Em outros países e culturas, o número de vidas atribuídas aos gatos difere

Países árabes costumam dizer que os gatos têm seis vidas. Enquanto na Espanha e em outras nações de língua espanhola, diz-se que os gatos têm sete vidas. Isso se relacionado ao fato de o sete ser considerado um número mágico relacionado à boa sorte. Como os gatos são animais conhecidos por escaparem do perigo, atribuir sete vidas a eles parece apropriado.

O número nove tem significado em muitas culturas antigas. Para os antigos gregos, representava um número mágico associado aos deuses. No hinduísmo, nove é um número completo e divino. Na China, o nove associa-se ao dragão, que é um símbolo de poder.

Além disso, a ideia de nove vidas também pode ter vindo de Shakespeare ou de ditados tradicionais.

Um provérbio inglês antigo de origem desconhecida faz referência direta à ideia de os gatos terem nove vidas. Diz: “Um gato tem nove vidas. Três para brincar, três para vagar e as últimas três para ficar.”

Por fim, William Shakespeare também menciona nove vidas em sua tragédia Romeu e Julieta, escrita em 1597.

LEIA MAIS: 5 coisas que os humanos fazem e os cachorros odeiam!

Quantos anos vivem os gatos?

Estudos mostram que um gato médio pode viver apenas até os 14 anos de idade, o que equivale a cerca de 70 anos em anos humanos. O envelhecimento em gatos começa rapidamente, mas desacelera à medida que ficam mais velhos.

Entre as idades de 3 e 6 anos, os gatos estão no auge de suas vidas e geralmente estão em seu auge de aptidão física. Esse período corresponde aos 24-40 anos em anos humanos.

Quando chegam à velhice, precisam de mais descanso e tendem a viver em um ritmo de vida mais lento. Se um gato chegar aos 21 anos, isso seria como ter 100 anos em termos humanos.

Mas, os gatos realmente escapam da morte?

Em setembro, um vídeo viral de um gato pendurado no telhado de um estádio de futebol em Miami se tornou viral. O gato preto e branco estava segurando-se com apenas um braço quando caiu de cerca de 9 metros, com a multidão segurando uma bandeira americana na tentativa de amortecer a queda. Segundos depois, um membro da multidão levanta o gato e o estádio inteiro explode em aplausos.

Os gatos são capazes de sair dessas quedas perigosas por causa do que é conhecido como seu “reflexo de correção”. Este é um reflexo de equilíbrio que lhes permite se orientar enquanto caem para aterrissar em pé. O reflexo de correção, juntamente com seus ossos e ligamentos flexíveis, é como eles são capazes de sobreviver a quedas de grandes alturas. Inclusive alturas que seriam fatais para a maioria das outras espécies de mamíferos. Portanto, isso solidifica o antigo ditado de que os gatos têm nove vidas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: animais | gatos

RECENTES

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários