Brazil Greece

»

»

A verdade sobre a foto da menina do IRA atirando com arma automática

A história desconhecida da foto icônica com uma jovem de pé e atirando em soldados britânicos nos anos 70
| Em 10/09/2024 às 15:13

Hoje vamos revelar tudo sobre a foto icônica que mostra uma mulher atirando com arma automática!

Era janeiro de 1973, um dia irlandês típico com um céu frio e nebuloso com uma nuvem em Belfast que certamente não predispõe a ninguém sair de sua casa, a menos que ele tenha um emprego específico.

No entanto, parece que nem o clima, nem os tumultos da época incomodaram o fotógrafo Colman Doyle de não sair naquele dia.

Depois de caminhar rapidamente para se aquecer, assim que ele cruzou as torres Ardoyne, ele ouviu as explosões de uma arma automática proveniente da Agnes Street.

Então, após correr, ele viu a imagem de um prédio que marcou sua jornada como profissional naqueles anos conturbados na Irlanda do Norte, onde o IRA lutou contra os britânicos. Lá, ele viu uma jovem menina com cabelos pretos que escondiam o rosto, jaqueta de couro e um vestido vermelho a ponto de disparar com um AR18 armalite automático contra soldados britânicos.

Leia mais: Dublin: uma guia completo para aproveitar o capital da Irlanda

A verdadeira história sobre a fotografia que mostra uma mulher atirando com uma arma automática

Em suas declarações, o fotógrafo disse: “Vi essa mulher com meus próprios olhos. Ele estava de pé atrás da esquina de um prédio com a arma e eu só consegui tirar a foto quando ele parou de atirar.

Anos após, sua foto continua sendo lembrete emblemático dos distúrbios da Irlanda do Norte que está pedindo sua independência da Grã-Bretanha. Belfast, em particular, experimentou dezenas de explosões, atentados e confrontos severos entre o IRA e os soldados ingleses em uma guerrilha da cidade com muitas vítimas de ambos os lados.

Sua foto, como ele disse, não foi criada para uma propaganda do Exército Democrático Irlandês. Então, quando ela apareceu, ele foi aos escritórios do The Irish Times com que trabalhava. Afinal, como ele disse, eles nunca o publicaram e o disse que era inapropriado imprimir a foto de uma mulher com uma arma, pronta para atirar novamente.

Leia mais: Por que a Irlanda está dividida? Ela irá se juntar de novo? Veja que pode acontecer

A história falta que viralizou sobre a fotografia com uma mulher atirando com arma automática

Demorou trinta e um anos do “clique” de sua vida para tornar a foto com essa mulher desconhecida sozinha contra os britânicos amplamente famosa. Havia mitos urbanos ao seu redor. Inclusive, os mais heroicos desses mitos a pintavam como morta, depois de uma batalha feroz, defendendo seu amado ferido.

No entanto, a verdade é um pouco diferente e provavelmente estraga uma história agradável e romântica. A propósito, a identidade da esposa do IRA permanece desconhecida até o momento.

Leia mais: Ilhas podem desaparecer em breve com avanço do mar, veja quais

A mulher do IRA aparece também em outras fotografias

A fotografia mostra combatentes do grupo militar irlandês IRA

A fotografia mostra combatentes do grupo militar irlandês IRA.

O fotógrafo Doyle informou que ele tinha autorização do do chefe militar do Exército Democrático Irlandês, para fotografar combatentes. Ele o fez, naturalmente, sem revelar seus rostos, e em uma entrevista recente, ele disse o seguinte sobre a jovem desconhecida com a arma automática: “A mulher na foto era membro da unidade de Ardoyne e aparece em outras fotos.”

Em uma dessas fotos, ela está ao lado de outra mulher, de costas para a câmera, desta vez segurando uma pistola, e em uma terceira foto, ela está revistando um homem.

Verdades e mentiras sobre a fotografia

Outra mulher combatente do IRA naquela época sangrenta, que falou anonimamente sobre a famosa foto, revelou que durante esse tipo de operação, certamente havia outros combatentes por perto. “Ela definitivamente não estava sozinha, e também era estritamente proibido tirar fotos. Se algo assim acontecesse e percebêssemos, o filme era confiscado imediatamente.”

A história que surgiu e se tornou viral foi a de que, naquele dia de janeiro, a protagonista da foto resgatou seu parceiro ferido e tentou “manter” os britânicos longe. De acordo com esta versão, ela acabou sendo morta pelos soldados britânicos, mas o chefe deles permitiu que ela tivesse esse ato de heroísmo.

Esta foto foi amplamente publicada em jornais, revistas e até calendários e se tornou inclusive estampa de camisetas, mas a mulher com cabelos pretos permanece anônima. Segundo relatos, outros sobreviventeS revelam que ela hoje fica em Belfast e deve ter cerca de setenta e cinco anos.

Além disso, um de seus parentes disse que ela não queria aparecer publicamente, apesar da fama da fotografia icônica.

Talvez, quando ela sai de casa, tenha se deparado algumas vezes com a representação de um momento da dolorosa história de seu país e tenha sorrido levemente, já que ninguém, além dela, conhece a sua verdade.

Por outro lado, é compreensível que ela queira manter esse momento histórico para si, já que certamente não é o ideal usar uma arma, mesmo que seja para defender seu país.

No entanto, Doyle disse, no final, o óbvio quando lhe perguntaram sobre a mulher do IRA: “Gostaria de encontrá-la mais uma vez.”

Mas certamente alguns que você não sabe estarão se perguntando o que era IRA.

Então, o que é o IRA?

Organização militar na Irlanda, que lutou pela independência do domínio britânico

Organização militar na Irlanda, que lutou pela independência do domínio britânico.

O IRA era uma organização militar na Irlanda, que lutou pela independência da Irlanda do domínio britânico e pela unificação da Irlanda em um único estado independente. Houve várias fases da organização ao longo do tempo, e o IRA desempenhou um papel decisivo em vários períodos históricos.

Além disso, sua fundação aconteceu em 1919 e participou da Guerra da Irlanda contra a Grã -Bretanha. Depois que aconteceu o lancaçmento do acordo em 1921, que levou à criação do estado livre irlandês (Irlanda do Sul), o IRA se dividiu em duas partes: aqueles que apoiaram o Tratado (IRA temporário) e aqueles que o rejeitaram (em frente ao IRA).

A versão mais famosa do IRA é o IRA Provisório, que surgiu em 1969. Ele esteve ativo durante o período de conflitos conhecido como Troubles, uma época de tensões na Irlanda do Norte entre a comunidade católica/nacionalista e a comunidade protestante/unionista.

Após décadas de violência, em 1998 foi alcançado o Acordo da Sexta-feira Santa (Good Friday Agreement), que levou a uma significativa desescalada do conflito. Em 2005, o IRA Provisório anunciou um cessar-fogo e o fim da luta armada.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários