Brazil Greece

»

»

A bebida dos artistas que era proibida e voltou de novo no mercado

| Em 18/11/2023 às 08:17

No mês de setembro passado, o Brasil reintroduziu a venda da mística bebida absinto, marcando seu retorno à produção em Jundiaí após 66 anos.

A fábrica Dubar Indústria e Comércio de Bebidas Ltda., em Jundiaí (a 36 km de Campinas), está aguardando apenas a liberação dos selos de qualidade para lançar no mercado o Lautrec, a marca da bebida.

O novo nome presta homenagem ao pintor Toulouse Lautrec, um dos apreciadores de absinto mais famosos da história, que inicialmente usava essa bebida como remédio por Pierre Ordinaire.

No entanto, a forte associação da bebida com artistas é o que impulsiona a demanda do mercado. Diversos famosos, como Rimbaud, Oscar Wilde, Ernest Hemingway, Degas, Van Gogh e Picasso, foram notórios apreciadores de absinto.

Leia mais: Este é o grande erro que você comete ao guardar as suas bebidas na geladeira

Mas o que é o absinto?

O termo “absinto” deriva do nome da planta Artemisia absinthium, conhecida em grego como Αρτεμισία το αψίνθιο (Artemísia, a deusa grega da caça). A palavra “absinthium” tem origem no latim, que por sua vez é uma latinização da antiga palavra grega ἀψίνθιον (apsínthion).

É uma bebida destilada à base de anis e outras ervas, como losna e funcho. Foi inicialmente criada e utilizada como remédio por Pierre Ordinaire, um médico francês que residia em Couvet, na Suíça, por volta de 1792.

Por que essa bebida é proibida em alguns países?

No entanto, a bebida foi proibida devido ao seu alto teor alcoólico, o que lhe rendeu a fama de alucinógeno. O Absinto normalmente tem um teor alcoólico de cerca de 40% vol. Contudo, pode chegar a impressionantes 89,9% vol., como no caso do Absinto Hapsburg.

O absinto é proibido em vários países, incluindo Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, se permite a sua comercialização desde que não ultrapasse 54% de teor alcoólico.

Além disso, o Aperitivo Suíço, vendido no início do século passado, tinha 75% de teor alcoólico. Enquanto o Lautrec, agora, possui 50% de graduação alcoólica. O Brasil é o terceiro país do mundo a permitir sua venda, ao lado de Portugal e República Tcheca.

É possível consumir essa bebida pura?

As pessoas podem consumir o absinto puro, com ou sem açúcar, mas muitos preferem utilizá-lo como ingrediente em coquetéis, misturando-o com sucos de frutas, bourbon (uísque à base de milho) e até mesmo champanhe.

Quais são as melhores marcas de absinto?

  1. Absinto Habitué: ótimo custo-benefício
  2. Absinto Lautrec: pioneirismo no cenário nacional
  3. Neto Costa
  4. Pere Kermanns
  5. Absinto Hapsburg traditional: a versão original, mas com teor alcoólico reduzido para 53,5%
  6. Absinto ita skull verde polini: garrafa com design impressionante
  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest