Você gosta de curtir um happy hour com os amigos? Ou aquela cervejinha no pagode do domingo? Daí, fica se perguntando: álcool atrapalha a atividade física? A resposta pode não ser das mais agradáveis!
Embora a preocupação inicial seja com as calorias, existe outra questão que se relaciona ao rendimento. Isso tanto para os exercícios quanto os resultados, em si.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Ingerir álcool atrapalha a atividade física?
A resposta é sim! Primeiro, perceba que, no dia seguinte a uma bebedeira, o seu rendimento na atividade, seja qual for, não é o mesmo. Bate um cansaço maior e, às vezes, a pessoa fica até mais fraca.
Isso significa que o seu rendimento é menor. Da mesma forma, há impacto nos resultados dos exercícios naquele dia.
Mas, por que isso acontece? A princípio, a bebida alcoólica atrapalha a atividade física porque afeta o desempenho muscular. Na prática, aumenta a fadiga e reduz a força. Por isso, aquela sensação de cansaço.
Ademais, pode afetar também a síntese de proteínas, bem como a diminuir os níveis de testosterona. Fatores indispensáveis para fortalecer os músculos.
“Ah, mas posso beber só um pouquinho”? A verdade é que não há um nível mínimo da ingestão de álcool que não atrapalhe os exercícios.
Sendo assim, caso haja um objetivo específico para a prática de exercícios, por exemplo, emagrecer, evite o consumo das bebidas alcoólicas. O mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular.
Leia mais: Não é só o álcool: veja 7 hábitos que destroem o seu fígado e você não sabia
Onde mais o álcool atrapalha?
Não é apenas no rendimento que o álcool atrapalha a atividade física. Em primeiro lugar, a substância desidrata devido à produção de hormônio diurético.
Por isso, a frequência da ida ao banheiro aumenta quando bebemos. Consequentemente, há maior perda de água.
Além do mais, a pessoa tem aumento na pressão arterial e produção de suor. Outro ponto desfavorável é a captação de glicose pelos músculos, que se vê reduzida.
E, como sabemos, a glicose é fundamental enquanto fonte de energia. Isso se dá pela sobrecarga do fígado ao lidar com o álcool. Daí, acaba “desligando” a produção e aumenta o déficit.
Por fim, lembra da questão das calorias? Pois bem, mais um motivo pelo qual o álcool atrapalha a atividade física. Primeiro, porque desacelera o metabolismo.
Em segundo lugar, por sobrecarregar o fígado na função de quebrar gorduras e liberar toxinas. Ou seja, o órgão não processa tanta coisa (gordura e álcool, ao mesmo tempo). Como resultado, a gordura acumula e, ainda, o metabolismo fica mais lento.
Em suma, o álcool atrapalha, sim, as atividades físicas. Por isso, vale dar uma evitada e, por que não, tentar as bebidas não-alcoólicas, hein?
Se achou este artigo interessante, não deixe de conferir muitos outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários