Brazil Greece

»

»

Afinal, o álcool atrapalha a atividade física? Descubra a verdade

| Em 24/09/2023 às 10:30

Você gosta de curtir um happy hour com os amigos? Ou aquela cervejinha no pagode do domingo? Daí, fica se perguntando: álcool atrapalha a atividade física? A resposta pode não ser das mais agradáveis!

Embora a preocupação inicial seja com as calorias, existe outra questão que se relaciona ao rendimento. Isso tanto para os exercícios quanto os resultados, em si.

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Ingerir álcool atrapalha a atividade física?

A resposta é sim! Primeiro, perceba que, no dia seguinte a uma bebedeira, o seu rendimento na atividade, seja qual for, não é o mesmo. Bate um cansaço maior e, às vezes, a pessoa fica até mais fraca.

Isso significa que o seu rendimento é menor. Da mesma forma, há impacto nos resultados dos exercícios naquele dia.

Mas, por que isso acontece? A princípio, a bebida alcoólica atrapalha a atividade física porque afeta o desempenho muscular. Na prática, aumenta a fadiga e reduz a força. Por isso, aquela sensação de cansaço.

Ademais, pode afetar também a síntese de proteínas, bem como a diminuir os níveis de testosterona. Fatores indispensáveis para fortalecer os músculos.

“Ah, mas posso beber só um pouquinho”? A verdade é que não há um nível mínimo da ingestão de álcool que não atrapalhe os exercícios.

Sendo assim, caso haja um objetivo específico para a prática de exercícios, por exemplo, emagrecer, evite o consumo das bebidas alcoólicas. O mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular.

Leia mais: Não é só o álcool: veja 7 hábitos que destroem o seu fígado e você não sabia

Onde mais o álcool atrapalha?

Não é apenas no rendimento que o álcool atrapalha a atividade física. Em primeiro lugar, a substância desidrata devido à produção de hormônio diurético.

Por isso, a frequência da ida ao banheiro aumenta quando bebemos. Consequentemente, há maior perda de água.

Além do mais, a pessoa tem aumento na pressão arterial e produção de suor. Outro ponto desfavorável é a captação de glicose pelos músculos, que se vê reduzida.

E, como sabemos, a glicose é fundamental enquanto fonte de energia. Isso se dá pela sobrecarga do fígado ao lidar com o álcool. Daí, acaba “desligando” a produção e aumenta o déficit.

Por fim, lembra da questão das calorias? Pois bem, mais um motivo pelo qual o álcool atrapalha a atividade física. Primeiro, porque desacelera o metabolismo.

Em segundo lugar, por sobrecarregar o fígado na função de quebrar gorduras e liberar toxinas. Ou seja, o órgão não processa tanta coisa (gordura e álcool, ao mesmo tempo). Como resultado, a gordura acumula e, ainda, o metabolismo fica mais lento.

Em suma, o álcool atrapalha, sim, as atividades físicas. Por isso, vale dar uma evitada e, por que não, tentar as bebidas não-alcoólicas, hein?

Se achou este artigo interessante, não deixe de conferir muitos outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest