Brazil Greece

»

»

Afinal, o álcool atrapalha a atividade física? Descubra a verdade

| Em 24/09/2023 às 10:30

Você gosta de curtir um happy hour com os amigos? Ou aquela cervejinha no pagode do domingo? Daí, fica se perguntando: álcool atrapalha a atividade física? A resposta pode não ser das mais agradáveis!

Embora a preocupação inicial seja com as calorias, existe outra questão que se relaciona ao rendimento. Isso tanto para os exercícios quanto os resultados, em si.

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Ingerir álcool atrapalha a atividade física?

A resposta é sim! Primeiro, perceba que, no dia seguinte a uma bebedeira, o seu rendimento na atividade, seja qual for, não é o mesmo. Bate um cansaço maior e, às vezes, a pessoa fica até mais fraca.

Isso significa que o seu rendimento é menor. Da mesma forma, há impacto nos resultados dos exercícios naquele dia.

Mas, por que isso acontece? A princípio, a bebida alcoólica atrapalha a atividade física porque afeta o desempenho muscular. Na prática, aumenta a fadiga e reduz a força. Por isso, aquela sensação de cansaço.

Ademais, pode afetar também a síntese de proteínas, bem como a diminuir os níveis de testosterona. Fatores indispensáveis para fortalecer os músculos.

“Ah, mas posso beber só um pouquinho”? A verdade é que não há um nível mínimo da ingestão de álcool que não atrapalhe os exercícios.

Sendo assim, caso haja um objetivo específico para a prática de exercícios, por exemplo, emagrecer, evite o consumo das bebidas alcoólicas. O mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular.

Leia mais: Não é só o álcool: veja 7 hábitos que destroem o seu fígado e você não sabia

Onde mais o álcool atrapalha?

Não é apenas no rendimento que o álcool atrapalha a atividade física. Em primeiro lugar, a substância desidrata devido à produção de hormônio diurético.

Por isso, a frequência da ida ao banheiro aumenta quando bebemos. Consequentemente, há maior perda de água.

Além do mais, a pessoa tem aumento na pressão arterial e produção de suor. Outro ponto desfavorável é a captação de glicose pelos músculos, que se vê reduzida.

E, como sabemos, a glicose é fundamental enquanto fonte de energia. Isso se dá pela sobrecarga do fígado ao lidar com o álcool. Daí, acaba “desligando” a produção e aumenta o déficit.

Por fim, lembra da questão das calorias? Pois bem, mais um motivo pelo qual o álcool atrapalha a atividade física. Primeiro, porque desacelera o metabolismo.

Em segundo lugar, por sobrecarregar o fígado na função de quebrar gorduras e liberar toxinas. Ou seja, o órgão não processa tanta coisa (gordura e álcool, ao mesmo tempo). Como resultado, a gordura acumula e, ainda, o metabolismo fica mais lento.

Em suma, o álcool atrapalha, sim, as atividades físicas. Por isso, vale dar uma evitada e, por que não, tentar as bebidas não-alcoólicas, hein?

Se achou este artigo interessante, não deixe de conferir muitos outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários