Conheça Agnodice (Agnodike), a primeira parteira da antiga Atenas.
De acordo com o escritor romano Gaius Iulius Hyginus, Agnodice foi a primeira mulher na história mundial a exercer oficialmente a profissão de parteira.
A História de Agnodice
Era uma vez em Atenas do século 4 aC…
Lá vivia uma jovem cujo nome era Agnodice. Seu sonho era se tornar médica e ajudar mulheres a dar à luz, pois via cada vez mais mulheres perdendo seus filhos. No entanto, naquela época, as mulheres não tinham permissão para se envolver em obstetrícia ou para exercer a medicina.
Então, Agnodice, depois de cortar o cabelo e se disfarçar de homem, viajou para Alexandria para realizar seu sonho. Estudou medicina com Herófilo, médico grego, e depois voltou a Atenas para colocar em prática o que havia aprendido.
Inclusive lá ela conheceu a sua primeira gestante e se ofereceu para ajudar no seu parto. No entanto, a mulher se recusou porque pensava que Agnodice fosse um homem. Então, Agnodice tirou a roupa para revelar que era uma mulher e, finalmente, a grávida aceitou que ela fizesse o seu parto.
Como se tornou conhecida e levantou suspeitas
Assim, muitas mulheres passaram a saber a respeito de Agnodice e queriam que ela fosse a sua parteira. Mas os outros médicos começaram a suspeitar: por que todas as grávidas procuravam apenas Agnodice para seu atendimento?
Então, eles concluíram que Agnodice seduzia as mulheres e, por isso, a levaram perante os jurados para ser julgada por seus supostos atos.
E o que ela fez lá para provar sua inocência?
Apenas tirou a roupa para mostrar à corte que era uma mulher. Então os homens que a levaram ao tribunal ficaram indignados. Pois ela havia violado a lei ateniense e estava praticando medicina como mulher. Então, como consequência, eles a condenaram à morte!
Porém, naquele momento, mulheres de Atenas invadiram o tribunal! E então defenderam Agnodice com as seguintes palavras: “Vocês não são maridos, mas sim inimigos, porque a condenam por ela ter oferecido mais segurança para nós”.
Algumas mulheres resistiram tanto que disseram: “Se executarem Agnondice, morreremos com ela!”.
Assim, os atenienses mudaram a lei. Desde então, as mulheres têm legalmente o direito de estudar e praticar obstetrícia em Atenas.
LEIA MAIS: Atenas Na Mitologia Grega: Como A Cidade Recebeu O Seu Nome?
0 comentários