Amor ou ódio? Veja como era o primeiro despertador do mundo

Você pode até não gostar desse dispositivo, mas que a sua história é bem interessante, você não pode negar.

O despertador é um dos dispositivos mais odiados, mas também um dos mais úteis para o ser humano. Nos ajuda a acordar, nos lembra de eventos importantes ou tarefas. Mas quem inventou o primeiro despertador na história?

Quem foi esse grande dorminhoco que teve que pensar em tal solução? Nossa mente não vai diretamente a essa pessoa, e ninguém esperava que esse indivíduo específico fosse também um inventor.

O primeiro despertador da história foi uma invenção do filósofo Platão. De acordo com o aluno de Aristóteles, Aristoxenus, que preserva um testemunho do musicólogo Aristocles, ‘Platão inventou o relógio noturno e o construiu na forma de uma grande clepsidra (relógio de água)’.

Infelizmente, não temos fontes com descrições detalhadas do funcionamento desse relógio, apenas o que Aristoxenus menciona. Com base nesta descrição, alguns pesquisadores hoje recriaram o despertador, que consistia em quatro vasos cerâmicos.

Leia mais: Pensamentos gregos para ler antes de dormir e ter dias incríveis

Como funcionava o primeiro despertador?

No entanto, o relógio de água de Platão não era um alarme no sentido moderno, mas acredita-se que ele tenha incorporado um recurso que permitia que o dispositivo emitisse um som em um momento específico.

Isso era geralmente realizado por meio de um mecanismo onde a água, ao atingir um certo nível, fluía para dentro de um recipiente menor que, quando cheio, ativava um mecanismo (como a queda de uma pedra sobre uma superfície metálica) para produzir um som, indicando assim um momento predefinido.

Além disso, o aluno de Platão, Aristóteles, inventou um relógio despertador semelhante, a fim de acordar após um curto período de tempo e, assim, dedicar mais tempo aos seus estudos.

Uma recriação do primeiro despertador de Platão pode ser vista no Museu de Tecnologia Antiga Grega Kotsanas, no centro de Atenas. No museu, pode-se desfrutar de muitas invenções gregas antigas conhecidas, bem como algumas que são desconhecidas.

A primeira mais próxima invenção ao despertador

O curioso é que a próxima invenção de um despertador chegou da China. O monge budista e inventor Xing Yi (683-727 d.C.) inventou um relógio com ponteiros que batiam com o passar das horas, e no século XIV, vários campanários na Europa Ocidental também eram capazes de tocar em um horário predefinido todos os dias.

Leia mais: O segredo da beleza da deusa Afrodite é algo mais comum do que pensa

Quem inventou o primeiro despertador moderno?

Afinal, temos que mencionar que inventor francês Antoine Redier foi o primeiro a patentear um moderno despertador mecânico ajustável, em 1847. No entanto, de acordo com outras fontes, acredita-se que o relojoeiro Levi Hutchins, de Concord, New Hampshire, tenha inventado um dos primeiros despertadores em 1787. Seu design só disparava uma vez às 4 da manhã, seu horário preferido para acordar.

você pode gostar também