10 nomes brasileiros que têm origem na Grécia Antiga – Veja se o seu é um deles!

Muitos de vocês podem não saber que muitos nomes latinos são originalmente da Grécia Antiga. Abaixo, você encontrará nomes que geralmente são encontrados nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial!

Nomes portugueses e brasileiros com origem na Grécia Antiga!

Felipe (Φίλιππος)

Esse nome histórico vem das palavras “φίλος” (filos) + “ίππος” (íppos), que significam, respectivamente, “amigo”+ “cavalo”, ou seja, o amigo do cavalo.

A pessoa histórica mais famosa com esse nome foi Philip II, pai de Alexandre, o Grande, um dos políticos mais ilustres e militares da antiguidade.

Alexandre-Alessandra (Αλέξανδρος)

É o nome mais popular da Grécia antiga e vem do verbo antigo “alexo” que significa “remover”. Significando “aquele que remove os homens”, ou melhor, “aquele que repele os inimigos”. A pessoa histórica mais famosa com esse nome foi Alexandre, o Grande, o Rei da Macedônia e toda a Grécia.

André-Adriana (Ανδρέας)

Vem do grego “Andreas”, que significa o homem real, o corajoso, o corajoso, o destemido.

Leandro (Λέανδρος)

Esse nome grego antigo vem das palavras Λέων (Leon, leão) + ανήρ (antros, homem), portanto significa “aquele que é um leão”.

Jorge (Γιώργος ή Γεωργίος)

Outro nome latino bem conhecido originalmente da Grécia. O nome Jorge vem de “Georgios”, derivado das palavras “Geo” que significa “Terra” e “Ergo”, que significa “trabalho”. Portanto, significa “fazendeiro”.

Sofia (Σοφία)

Esta palavra vem da Grécia antiga e sempre acompanhou a imagem da deusa grega Atena, conhecida como deusa da sabedoria e conhecimento, da azeitona, da estratégia e da guerra. Atena foi uma das deusas mais poderosas do Olimpo, a partir da qual a capital da Grécia foi nomeada.

LEIA MAIS: Falando GREGO?! Sim! 10 Sites E Apps Para Aprender Grego Sozinho E De Graça!

Helena (Ελένη)

Esta palavra foi mencionada pela primeira vez por Homero na obra Ilíada, onde narra a guerra de Troia pelo bem da bela Helena. Este nome vem do verbo antigo “ἑλεῖν” (eleni) e da palavra “ναῦς” (que significa “navio”).

Os pesquisadores relatam ser a mulher que sobrecarrega os navios e significa a mulher que conquista. Outros pesquisadores argumentam que o nome “Helen” é originalmente da palavra “selene” que na Grécia Antiga era uma deusa poderosa.

Pedro (Πέτρος)

Na Grécia Antiga havia o nome “Petraios” (Κένταυρος) e “Petraia” (Ωκεανίδα νύμφη). Em grego o nome “Pedro” sem de “pedra”, que significa aquele que é resistente e consistente, como uma pedra.

Isidora-Isidoro (Ισιδώρα-Ισίδωρος)

Este nome vem das palavras Ίσις + δώρο (isis + doro). O ‘isis” ou o “isida” é uma divindade egípcia da qual os gregos também gostavam e a comparavam com da deusa da terra, Dimitra, com a mãe dos deuses, Hera ou com a deusa Selene e Afrodite.

Afrodite (Αφροδίτη)

Um nome não-composto que também é originalmente da Grécia antiga. Afrodite, na mitologia grega, era a deusa da beleza e do amor. Até o momento, é um dos nomes mais bonitos da Grécia.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também