Você sabia que há, pelo menos, cinco mil palavras que derivam da língua grega? E o que é mais surpreendente, há países com nomes de origem grega, como a Argentina e Etiópia. Venha saber quais são!
Provavelmente, alguma palavra que você usa no seu dia a dia tem origem grega. Empatia, caráter, efêmero e paradigma, por exemplo. O que você, possivelmente, não sabia é que mesmo países bem distantes da Grécia têm ligação com o idioma.
10 países com nomes gregos
A terra da prata, mel, escuridão… muitos países têm seus nomes vinculados ao idioma grego. E acredite, boa parte deles está bem longe da Grécia!
Argentina (terra da prata)
O segundo país da América do Sul é um dos que possuem nome grego. Argentina vem do latim “argentum”, com raízes na antiga palavra grega Άργυρος (Argyros), que significa prata. Quando os espanhóis chegaram por lá, esperavam encontrar ouro.
Porém, descobriram que os povos originários usavam prata para confeccionar os talheres e joias. Não demorou muito para eles perceberem que as montanhas da região estavam, de fato, cheias do metal, então, a terra logo recebeu o nome de “prata”.
Azerbaijão
O país que fica entre a Europa Central e Ásia Ocidental também tem origens em um antigo nome grego. “Atropatis” foi um nobre persa que fundou a cidade de Atropatene logo após a morte de Alexandre, o Grande.
Os territórios que ele conquistou, hoje, pertencem ao Irã, mas a cidade antiga é considerada um patrimônio cultural do Azerbaijão.
LEIA MAIS: 5 Países Para Morar BARATO E Com Qualidade De Vida!
Egito
Segundo o filósofo Strabo, o Egito é um dos países que possuem nome grego. Aliás, dois! Especificamente as palavras Αγαίον (Egeu) e Υπτίως (yptios), que significam “abaixo”, ou “o país abaixo do Mar Egeu”.
Hoje, estudiosos argumentam que o grego “Aigyptos”, na verdade, veio de uma helenização da palavra egípcia “Hut-ka-Ptah”, usada para descrever a área ao redor de Memphis.
Etiópia
Mais um país da África cujo nome vem de palavras compostas gregas. O vocábulo Αιθίωψ (Aithiops) deriva do verbo αίθω (aitho, ou “queimar”) e da palavra όψις (opsis, “rosto”), que significam “rosto queimado”.
Logo, a palavra descreve a pele dos habitantes do norte africano, “queimada pelo sol”. Já o país vizinho, a Eritreia, também tem nome grego. Ερυθραία (Erythraia) é uma homenagem ao Mar Vermelho (Ερυθρά Θάλασσα/ Erythra Thalassa).
Geórgia
Localizado na região do Cáucaso, às margens do Mar Negro, a Geórgia é mais um dos países com nome grego. A origem está na homenagem ao mártir grego, São Jorge. Porém, o nome, em si, vem da palavra grega Γεωργία, que significa “agricultura’.
LEIA MAIS: Muito Barato! Os Cinco Melhores Países Para Fazer Compras Gastando Pouco!
Indonésia
Na verdade, não apenas a Indonésia, como todos os outros países que terminam em -nesia, devem seus nomes à língua grega. O sufixo destes arquipélagos, como Polinésia e Micronésia, vem da antiga palavra grega Νήσος (Nesos), que significa “ilha”.
Malta
Os gregos habitaram a ilha onde hoje fica Malta em 700 aC. Nesta época, chamaram a região de “Mελίτη῾῾ (Μeliti), do grego meli, ou mel. Acredita-se que isso seja resultado da produção do mel na ilha desde a Antiguidade.
Só para ilustrar, em muitos textos, Malta era chamada pelo apelido de “A terra do mel”.
Mônaco
Mônaco também está entre os países com nome grego. Na Grécia Antiga, o porto de Mônaco era ligado à adoração do herói mítico Hércules. Tanto que havia até um pequeno templo dedicado a ele.
“Templo”, em grego, é Monoikos, ou “casa única”. Por isso, a região era frequentemente chamada de “Hercules Monoikos”. Repare que, ainda hoje, o principal porto de Mônaco é “Port Hercules”.
Escócia
Essa aqui pode até gerar polêmica! Embora não seja totalmente aceita, existe uma teoria que afirma a origem do nome Escócia na antiga palavra grega Σκότος (skotos), que significa “escuridão”.
A costa da Grã-Bretanha, desde o norte até a Escócia, é bem próxima ao sul da Escandinávia. Por isso, havia muito pouca luz por lá, o que impressionou os mercadores minoicos e micênicos que chegaram. Assim, eles a descreveram como Skotia, ou “a terra das trevas”.
Filipinas
Por fim, as Filipinas figuram entre os países com nome grego. “Philippos” vem do grego antigo e significa “aquele que ama cavalos”. Quando o explorador espanhol Rui Lopez de Villalobos chegou arquipélago do Pacífico, nomeou duas das principais ilhas em homenagem ao rei Filipe II da Espanha.
Porém, ao longo dos anos, o nome “Filipinas” acabou usado para todas as ilhas.
LEIA MAIS: 8 Nomes Próprios Lindos E Elegantes Inspirados Na Mitologia Grega – Confira!
Mais nomes de origem grega
Pensa que acabou? Os próprios nomes Europa, Polo Norte, Polo Sul e Oceano Atlântico derivam do idioma grego. No caso do continente, trata-se de uma homenagem à Ευρώπη, Europa, filha do rei fenício Agenoras com a rainha Telephassa.
Linda, despertou o amor do deus Zeus que, então, se transformou em um touro branco com chifres dourados para seduzi-la. Depois, carregou-a em suas costas até a Ilha de Creta, onde se esconderam para desfrutar de seu amor.
Já os Polos Norte e Sul receberam a palavra grega Πόλος (Polos), originada da coroa cilíndrica que as deusas gregas Reia, Cibele e Hera usavam. O termo passou a significar um eixo ou pivô, do qual obtemos a palavra moderna “polo”.
Finalmente, o nome “Oceano Atlântico” foi usado pela primeira vez na era de Heródoto, aproximadamente 450 AC. Em grego, significa o “mar de Atlas”, deus grego da navegação e da astronomia. Os primeiros escritos que mencionam o nome são atribuídos a Platão.
Então, você sabia que tantos países tinham o nome grego? A língua está presente em muitos vocábulos modernos, graças à influência do latim. Saiba mais sobre o idioma, alfabeto e sua história aqui.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários