O Brasil é um país famoso pelas belas praias e paisagens, pela alegria, pelo povo acolhedor e por esportes como o futebol. Mas, você sabia que, além da sua rica cultura, também somos responsáveis por algumas invenções importantes? Isso mesmo! Inclusive, há algumas criações brasileiras que talvez você não soubesse que eram de autoria de brasileiros. Por isso, aqui separamos invenções brasileiras que você nem imaginava.
Invenções brasileiras que quase ninguém sabia a origem
1. Bina
Você já parou para pensar como seria a vida sem a identificação de chamadas? Antes da invenção da Bina (Bilateral Numerical), isso era uma realidade.
O mais interessante é que ela foi uma invenção de um brasileiro! Você sabia Desenvolvida pelo brasileiro Nélio Nicolai, a Bina é um dispositivo que permite identificar o número de telefone de quem está ligando antes mesmo de atender a chamada.
Tudo bem que temos tecnologias muito mais desenvolvidas! Porém, o fato é que a bina mudou a forma como nos comunicamos, trazendo mais praticidade e segurança para os usuários.
Leia mais: 5 cidades mais antigas do Brasil: você já conhece alguma delas?
2. Rádio
Quando pensamos em rádio, geralmente associamos essa invenção a nomes como Marconi e Tesla. No entanto, poucos sabem que o rádio, como o conhecemos hoje, também tem uma história de invenção brasileira.
O padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura foi o responsável por criar o primeiro sistema de transmissão de voz sem fio, em 1893. Ele realizou experimentos pioneiros na cidade de São Paulo, muito antes das descobertas de Marconi e Tesla.
Infelizmente, a invenção de Landell de Moura não recebeu o reconhecimento merecido na época, e ele foi pouco conhecido fora do Brasil. No entanto, seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento das comunicações sem fio.
3. Balão de ar quente
Os balões de ar quente são uma forma mais do que interessante de transporte e lazer. E você sabia que o primeiro balão de ar quente tripulado da América Latina foi construído por brasileiros?
O inventor do balão de ar quente foi Bartolomeu de Gusmão, um padre jesuíta nascido em Santos. Assim, em 1709, Gusmão realizou uma demonstração pública de seu invento em Lisboa, Portugal. Desde então, os balões de ar quente se tornaram símbolos de aventura e liberdade em todo o mundo.
4. Máquina de escrever
Por fim, a máquina de escrever foi uma invenção que revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam por escrito. Embora seja geralmente associada a figuras como Christopher Latham Sholes e Remington, poucas pessoas sabem que a versão moderna da máquina de escrever foi patenteada por um brasileiro.
Assim, Francisco João de Azevedo registrou a patente de uma máquina de escrever em 1861, muito antes do desenvolvimento de outras versões. Depois, aprimoraram sua invenção ao longo dos anos. Porém, quem recebe o crédito do conceito básico da máquina de escrever ainda é o brasileiro.
Depois dessa, você agora sabe que o Brasil é um país de muitos talentos e criatividade. Muito valorizamos o que vem de fora, mas nos esquecemos do nosso país. Então, esta é uma oportunidade para começarmos a valorizar mais os talentos nacionais.
0 comentários