Recentemente, a Anvisa tomou medidas drásticas contra um lote de atum ralado. Acompanhe a proibição da Anvisa em relação a um lote de atum ralado da marca Cellier, motivada por casos de intoxicação alimentar, e conheça os impactos dos sintomas desagradáveis que afetam os consumidores.
Uma ameaça invisível
Imagine este cenário: ao abrir uma lata de atum ralado, você acredita estar fazendo uma escolha saudável para sua refeição. Foi o que aconteceu nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas no final de julho. A contaminação foi detectada e confirmada por meio de exames.
O lote em questão foi fabricado no dia 8 de maio de 2023, com validade até 8 de maio de 2025.
No entanto, há algo invisível e potencialmente perigoso que pode estar presente: a histamina. Esta substância, quando presente em níveis elevados em alimentos enlatados, pode causar sérios problemas de saúde.
Leia mais: Marca de salsicha é PROIBIDA pela Anvisa: confira se você a tem em casa
A descoberta que alarmou a todos
O alerta surgiu após relatos de intoxicação alimentar que acometeram várias pessoas em Campinas. Mas o que é a histamina e como ela se encaixa nessa situação?
A histamina é uma substância que pode se formar em peixes, como o atum, após a morte, especialmente quando não há o manuseio e armazenamento adequados. O mais alarmante é que a histamina não é neutralizada pelo cozimento.
Sintomas desconfortáveis
Os sintomas desconfortáveis causados pela ingestão de alimentos contaminados com histamina não são simples desconfortos. Imagine sentir dormência e queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior e até queda de pressão após uma refeição.
Esses são apenas alguns dos efeitos adversos que podem se manifestar.
O que torna essa situação ainda mais preocupante é o fato de que os peixes podem abrigar níveis tóxicos de histamina sem exibir sinais visíveis de deterioração. Isso implica que você pode estar consumindo algo prejudicial à saúde sem sequer perceber.
Leia mais: 6 alimentos que são ricos em proteínas e você nem imaginava
Priorize a segurança alimentar
Embora, em geral, a doença seja leve e os sintomas desapareçam em poucas horas, isso serve como um alerta para todos. Indivíduos idosos e aqueles com problemas de saúde preexistentes podem enfrentar complicações mais graves.
Portanto, na próxima vez que você optar por alimentos enlatados, lembre-se deste importante aviso da Anvisa. A segurança alimentar é essencial para a nossa saúde e bem-estar.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!
0 comentários