Esta é a cidade brasileira com maior proporção de homem na população

A cidade brasileira dominada pelos homens: descubra os motivos.

A demografia de uma cidade é um espelho de sua história, cultura e desenvolvimento econômico. Quando olhamos para os números, muitas vezes encontramos histórias intrigantes e reveladoras sobre um local.

Uma dessas histórias fascinantes foi descoberta no último censo do IBGE, revelando a cidade com a maior proporção de homens no Brasil.

A cidade com uma peculiar demografia

Balbinos, situada no interior paulista, destaca-se não apenas por sua paisagem e tradições, mas também por uma característica demográfica que chamou a atenção de muitos: uma proporção extremamente elevada de homens.

Estatísticas mostram que, em Balbinos, para cada 100 mulheres, existem, 443 homens. Este dado inusitado não é o resultado de uma simples coincidência.

Razão da desproporção

A principal razão para essa desproporção se deve às instituições penitenciárias da cidade. Balbinos abriga duas penitenciárias masculinas, que, combinadas, têm uma população de 2.340 detentos.

Esta cifra é impactante, especialmente quando comparada com o total de residentes da cidade, estimado em 1.537. Essa predominância carcerária tem consequências diretas e indiretas para a comunidade local, desde a economia até a percepção de segurança.

Leia mais: 9 cidades históricas brasileiras que são tesouros e você tem que conhecer

Crescimento populacional expressivo

Ao longo dos anos, Balbinos viu sua população crescer de maneira impressionante. Em 2000, tinha apenas 1.313 habitantes, número que saltou para 3.932 em 2010, evidenciando um aumento de 200% em apenas dez anos.

Esta aceleração também está intrinsecamente ligada à construção das duas penitenciárias na cidade em 2006.

Leia mais: O enigma do Maíandro: desvendando o simbolismo profundo da cultura grega

Criminalidade em baixa, apesar das estatísticas

Apesar de abrigar duas penitenciárias, a cidade tinha um histórico de paz, com mais de seis décadas sem ocorrências de homicídios. No entanto, em 2010, a cidade registrou seu primeiro caso, numa das penitenciárias, seguido por outro caso semelhante neste ano.

Os números revelam mais do que simples estatísticas; contam histórias. Balbinos, com sua demografia única, é um exemplo perfeito de como os desenvolvimentos socioeconômicos de uma cidade podem influenciar profundamente sua população.

Seja a construção de infraestrutura carcerária ou as mudanças na demografia local, cada detalhe conta uma parte da rica tapeçaria da história brasileira.

você pode gostar também