A cada dia que passa, temos mais consciência de que a natureza precisa ser mais bem cuidada, afinal, ela contribui, e muito, para a nossa existência.
Inclusive, em algumas regiões os troncos das árvores são pintados de branco. Você sabe o porquê desta prática? É sobre isso que vamos falar hoje. Continue a leitura e veja mais detalhes sobre este assunto.
Pinturas nas árvores não dizem nada sobre questões estéticas
Embora não seja comum em todas as cidades brasileiras, provavelmente você já viu em alguns lugares as bases dos troncos das árvores pintadas de branco. Mas, afinal, o porquê dessa característica?
De forma geral, especialistas em jardinagem disseram que essa pintura é feita para demarcar que haverá uma mudança significativa naquela árvore que o seu bem-estar vai ser renovado.
LEIA MAIS: Escolha uma árvore e descubra as profundezas da sua personalidade
Mais detalhes sobre esta pintura
Pessoas da área dizem que essa prática tem um nome. Chamamos de calagem.
Nada mais é do que cal dissolvida em água. Por isso, fique despreocupado, pois não são necessariamente tintas que estão sendo aplicadas nos troncos.
Um dos motivos abordados por especialistas é que a cal serve como um protetor para que a luz solar não interfira de maneira negativa nos troncos, principalmente no que diz respeito à radiação solar. Normalmente, estamos falando de árvores recém-plantadas, que houve podas ou enxertadas.
Mais justificativas foram expostas
Outro ponto importante abordado por especialistas, é que a cal quando cai no substrato pode aumentar o pH do solo. Assim, ela poderá ser uma ótima contribuinte quando houver a assimilação dos nutrientes.
Agora o motivo mais conhecido de todos, é que ela consegue afastar pragas e fundos das árvores, possibilitando, assim, um crescimento mais saudável.
Porém, esse ponto ainda não é comprovado, até porque o óxido de cálcio, que está presente na cal, pode corroer a parte externa do tronco e eliminar micro-organismos fundamentais para a sua sobrevivência.
Para saber mais sobre da natureza, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários