As Amazonas da Grécia antiga existiram mesmo? Achado surpreende!

Será que uma descoberta recente confirma a existência das amazonas? A verdade finalmente revelada!

As lendas das Amazonas, guerreiras formidáveis da mitologia grega, sempre capturaram a imaginação do mundo. Contudo, recentes descobertas arqueológicas trazem novas evidências que poderiam confirmar a existência dessas figuras históricas, outrora consideradas meramente fictícias.

Com achados que datam da Idade do Bronze, entre 1900 e 1200 a.C., o cenário histórico está sendo meticulosamente remontado, revelando uma narrativa muito interessante sobre essas mulheres que poderiam ter dominado os campos de batalha no nordeste da Grécia antiga.

Leia mais: IA decifra papiro do Egito Antigo e o que estava escrito surpreende

Evidências que redefinem histórias

A descoberta ocorreu por meio de escavações em Nakhchivan, no Azerbaijão. Assim, arqueólogos desenterraram túmulos femininos acompanhados de armas, como pontas de flechas afiadas, adagas de bronze. Além de até joias, sugerindo que essas mulheres poderiam ter sido guerreiras de renome em suas comunidades.

Além disso, essas descobertas se alinham com narrativas de heroínas lendárias, como Hipólita e Pentesileia. Dessa forma, evidenciam que a realidade pode estar mais próxima das histórias mitológicas do que se pensava anteriormente.

Ademais, o desenterramento desses restos mortais não é um caso isolado. Em 2019, na Rússia, e em 2017, na Armênia, foram encontradas sepulturas de mulheres com artefatos semelhantes. Além de ferimentos de batalha evidentes.

Então, esses achados sugerem uma prática extensiva de combate, não limitada a um único local, mas espalhada por uma vasta região, abrangendo desde o Cáucaso até a Estepe.

Leia mais: Eclipse solar, cometas e planetas visíveis em abril: veja as datas

Um legado moldado pela batalha

As análises ósseas revelam mais do que apenas o uso de armas; elas indicam uma vida marcada pelo combate intenso e pela montaria.

Deformações nos dedos e alterações nos ossos pélvicos das mulheres sugerem um engajamento prolongado tanto em arquearia quanto na equitação. Assim, reforçam a ideia de que essas mulheres poderiam realmente ser as Amazonas da lenda.

Além disso, o adorno com colares de cornalina, uma pedra associada ao alto status social, destaca a importância dessas mulheres em suas culturas.

Leia mais: Como encontrar sua alma gêmea com o método da Grécia Antiga?

Uma história revelada

Essas descobertas arqueológicas não apenas desafiam a nossa compreensão da história, mas também proporcionam um vislumbre da vida das mulheres na Antiguidade.

A pesquisa, que será apresentada em detalhes na série “Tesouros do Mundo de Bettany Hughes”, promete mergulhar ainda mais fundo nessas histórias, explorando as rotas comerciais antigas e as civilizações que floresceram graças a elas.

As entrevistas realizadas em Khinalig, por exemplo, revelam uma tradição local de mulheres guerreiras, ecoando as antigas narrativas gregas.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

você pode gostar também