Brazil Greece

»

»

Anvisa proíbe marca famosa de fórmula infantil: veja qual é

Veja mais informações!
| Em 31/08/2024 às 11:13
Freepik.

O mercado de fórmula infantil é um gigante da indústria, sendo essencial para crianças que não podem receber aleitamento materno por diversas razões. Principalmente quando é necessário entrar com fórmula complementar, tanto devido a casos de baixo peso da criança, quanto por motivos maiores, como quando a mãe precisa retornar ao trabalho antes do previsto.

Indicado pelo Ministério da Saúde, esse é um método que deveria ser saudável, apesar de jamais poder se comparar ao leite materno. Acontece que, ao escolher entre as diversas fórmulas, você poderá se confundir em meio a tantos nomes, marcas e especificações. Mas, e se no meio disso ainda houvesse fórmulas que não respeitassem às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)? Veja a seguir as fórmulas que foram proibidas pela Anvisa recentemente.

Leia mais: Restaurante brasileiro eleito um dos mais belos do mundo: veja qual é e quanto custa comer lá!

Fórmula infantil proibida pela Anvisa

A Anvisa emitiu recentemente uma proibição que afeta diretamente o mercado de fórmulas infantis no Brasil. A decisão foi tomada após um alerta da U.S. Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos, sobre a possível contaminação de certos lotes da fórmula infantil Nutramigen LGG, produzida pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition. Essa medida preventiva visa garantir a segurança dos consumidores, especialmente os bebês, que são os principais usuários desse tipo de produto.

Os lotes afetados pela proibição incluem os seguintes códigos: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Esses lotes possuem códigos de barras 300871239418 ou 300871239456 e têm validade até 1º de janeiro de 2025. Dessa forma, é essencial que os consumidores que possuam algum produto dessa linha verifiquem imediatamente o rótulo para identificar se fazem parte dos lotes mencionados. Assim, se o produto pertencer a um desses lotes, você não deve usá-lo e nem oferecer ao seu bebê, isso porque há grande risco de contaminação

O motivo principal da proibição é a possível presença da bactéria Cronobacter sakazakii nos lotes em questão. Essa bactéria pode causar infecções graves, especialmente em recém-nascidos e bebês imunocomprometidos. Entre as infecções mais comuns associadas à Cronobacter estão meningite, enterocolite necrosante e septicemia, todas com altas taxas de mortalidade em grupos de risco.

Embora infecções por Cronobacter sakazakii sejam raras em adultos e crianças com mais de 12 meses, a vulnerabilidade de bebês pequenos, especialmente os que necessitam de cuidados intensivos, torna a contaminação uma preocupação séria. Por isso, a Anvisa tomou medidas preventivas para impedir que esses produtos cheguem ao mercado brasileiro.

Leia mais: Fique atento e jamais atenda ligações desses números, pois é golpe

Medidas adotadas

A proibição veio a público oficialmente no Diário Oficial da União no dia 12 de janeiro de 2024, por meio da Resolução RE 100, de 10 de janeiro de 2024. Dessa forma, a intenção com a medida é impedir a importação, comercialização, distribuição e uso dos lotes contaminados no Brasil. Até o momento, a Anvisa não identificou a presença desses lotes no mercado brasileiro. No entanto, o alerta serve como uma medida de precaução, já que a FDA informou que os lotes foram exportados para diversos países, como Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Reino Unido, entre outros.

Vale ressaltar que o órgão ressaltou que o recolhimento não abrange outros lotes da fórmula Nutramigen LGG. Consumidores que utilizam produtos dessa linha devem verificar a origem e procedência dos mesmos, assegurando que estão adquirindo fórmulas infantis registradas e certificadas pela Anvisa.

Leia mais: 7 alimentos gregos da dieta da ilha em que as ‘pessoas se esquecem de morrer’

Outros produtos atingidos pela vigilância

Embora o foco recente fossem os lotes da fórmula Nutramigen LGG, essa não é a primeira vez que a Anvisa age para proteger os consumidores de produtos potencialmente perigosos. Inclusive, a agência já interditou anteriormente outros alimentos e produtos de nutrição infantil devido a riscos de contaminação ou problemas relacionados à fabricação e armazenamento.

Um exemplo recente envolve a suspensão de diversos lotes de outros tipos de alimentos por contaminação com bactérias como Salmonella e Listeria monocytogenes. Essas bactérias, assim como a Cronobacter sakazakii, podem causar infecções graves e até fatais, especialmente em populações vulneráveis como crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Portanto, para garantir a segurança alimentar, a Anvisa orienta os consumidores a sempre verificar o número de registro dos produtos no rótulo e a evitar a compra de produtos não registrados, especialmente em plataformas de comércio eletrônico, onde a procedência pode ser duvidosa. Além disso, é fundamental seguir as instruções de preparo e higienização dos utensílios utilizados na alimentação infantil, como mamadeiras e colheres, para minimizar os riscos de contaminação.

Por fim, jamais introduza nenhuma fórmula infantil a não ser que seja uma orientação de um profissional de saúde, como um médico pediatra ou nutricionista. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e complementar até os dois anos ou mais, sempre que possível.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Receita da sobremesa que conquista mais que aquele sonho de padaria

Receita da sobremesa que conquista mais que aquele sonho de padaria

Em muitas cidades brasileiras, especialmente no interior, é comum encontrar padarias que servem sonhos recheados com creme ou doce de leite, geralmente cobertos com uma generosa camada de açúcar de confeiteiro. Não dá para negar, não é à toa que esse doce recebe o...

Novas regras para entrar na Espanha podem afetar sua viagem; confira

Novas regras para entrar na Espanha podem afetar sua viagem; confira

Com praias de águas cristalinas, boa comida e preços acessíveis, a Espanha segue como um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e europeus. Mas quem pretende embarcar para o país nos próximos meses precisa ficar atento: a partir de 12 de outubro de...

Não vá à Grécia sem antes saber dessas 9 coisas, diz grego

Não vá à Grécia sem antes saber dessas 9 coisas, diz grego

A Grécia é um dos destinos mais amados do mundo. Sol, mar, monumentos antigos e hospitalidade são apenas alguns dos motivos que a tornam especial. No entanto, existem algumas coisas que é interessante você saber antes de viajar, para evitar surpresas desagradáveis e...

Você coloca a sua cama no lugar certo do quarto? Feng Shui mostra qual é

Você coloca a sua cama no lugar certo do quarto? Feng Shui mostra qual é

A forma como organizamos nosso quarto pode influenciar diretamente nosso bem-estar, sono e até os relacionamentos. Segundo os princípios do Feng Shui, alguns erros na disposição da cama podem interferir na energia do espaço, trazendo sensação de insegurança, cansaço e...

O seu pet precisa de roupinhas de frio? Veja o que dizem os veterinários

O seu pet precisa de roupinhas de frio? Veja o que dizem os veterinários

Quem tem pet sabe que o cuidado vai muito além da alimentação e da saúde. Donos de cães e gatos estão sempre atentos ao bem-estar dos seus companheiros, e uma dúvida comum surge quando o frio chega: será que os pets precisam usar roupinhas? A cena é cada vez mais...

6 coisas que te farão incluir a cúrcuma hoje mesmo na sua alimentação

6 coisas que te farão incluir a cúrcuma hoje mesmo na sua alimentação

Você já ouviu falar da cúrcuma? Talvez conheça esse tempero pelo nome de açafrão-da-terra. No Brasil, ela é bastante usada na culinária, principalmente para dar cor e sabor a pratos como arroz, frango e molhos. Mas o que muita gente não sabe é que, além de ser...

0 comentários